Resumo da Obra:
A ocorrência de erros durante a aprendizagem de conteúdos principalmente no ciclo básico das engenharias – Física, Matemática, Química e Estatística – é bastante frequente e tem sido tratada a partir de diferentes perspectivas, desde posturas tradicionais até práticas (tais como: Peer Instruction, Sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas, etc.) que considerem esses erros como desafios ou oportunidades pedagógicas. Quando um erro é significativo? Que tipo de metodologia melhor se adequa à realidade de estudantes das engenharias? E caso haja discente sendo pessoa com deficiência (PCD), como adaptar conteúdos contemplando discentes com e sem deficiência? A presente obra visa reunir diferentes experiências vivenciadas por docentes, pesquisas científicas e relatos de experiências sobre formas de ensinar tanto no ciclo básico quanto as disciplinas profissionalizantes que apresentam várias formas de erros na compreensão de conceitos. Por fim, e não menos importante, como avaliar? Os estudos, baseados em evidências científicas, fornecerão subsídios aos professores que ensinam Matemática, Física, Química ou disciplinas profissionalizantes apontando implicações educacionais em relação à avaliação de erros, programação de ensino e oportunidades de aprendizagem cheias de significados. Assim sendo, há quatro tópicos principais que podem ser contemplados nesta obra:
- Análise e Padrões de Erros (investigar tipos frequentes de erros cometidos por discentes diante de determinado conteúdo. Um motivo para ocorrência seria uma base cognitiva não formada? Ou material didático inadequado à atual realidade estudantil (mais usuária de tecnologias)? Etc.).
- Uso reflexivo de metodologias em sala de aula (tais como: Peer Instruction, Sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas, etc.).
- Adaptações em conteúdos no Ciclo Básico (Matemática, Estatística, Física e Química) para pessoas com deficiência (PCD).
- Avaliação (Por que avaliar? Como? Quando? Faz sentido avaliações contínuas e continuadas com turma grandes de alunos?)
Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:
- Engenharias
- Estatística;
- Arquitetura;
- Matemática;
- Física;
- Química;
- Fenômenos de Transportes;
- Engenharia: Sanitária, de Computação, Civil, Elétrica, Química,
Organizador:
Dr. Jorge Carvalho Brandão (Lattes)
- Enviar proposta do capítulo em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT.
- Enviar a proposta para o e-mail projetos@editorialpaco.com.br e preencher o formulário de submissão abaixo
- Atenção: informar nome completo do autor principal; telefones para contato; título do capítulo; nome da chamada para a qual está sendo feita a submissão.
- Após o recebimento, nossa equipe entrará em contato para dar sequência aos próximos passos.
- Em caso de dúvidas, veja perguntas frequentes ou fale conosco pelo botão de contato abaixo.
- Após o fechamento da chamada, as propostas serão enviadas para avaliação. Se aprovado, o autor assinará o contrato de edição e fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 3X (Ent. + 30/60 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro.
- Consideramos o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, além da publicação de duas versões da obra: impresso e digital (ebook com ISBN diferente contando com uma nova publicação na produção acadêmica.