A conjugação dos verbos costuma gerar uma série de dúvidas. Nem sempre o que parece certo ao ouvido é correto na norma culta. Por conta disso, é importante saber conjugar os verbos de forma correta, especialmente em situações mais formais de uso da língua.
Hoje, a dica de português é sobre o uso de interveio/interviu. Você sabe quando é correto usar cada um? Fique por dentro da regra da norma culta e exemplos para não errar em sua escrita.
Interveio
“Interveio” é uma conjugação do verbo “intervir”. Mais especificamente, trata-se da flexão desse verbo em um tempo verbal primitivo, o pretérito perfeito do indicativo, na terceira pessoa do singular.
Esse verbo é derivado do verbo “vir”, tendo origem etimológica no latim “intervenire”, surgido da junção entre o prefixo “inter” (entre) e o verbo “venire” (vir). Dessa forma, a conjugação do verbo intervir tem como espelho a conjugação do verbo vir. Com base nessa regra, é possível compreender a forma correta do uso.
De fato, fica mais fácil entender a conjugação a partir do verbo vir. O correto do verbo intervir, na flexão acima mencionada, é “ele interveio”, assim como a mesma flexão para o verbo vir é “ele veio”.
Na conjugação do verbo intervir, portanto, o correto é “ele interveio”, e não ele “interviu”. Novamente, basta lembrar a regrinha acima: o certo para o verbo vir é “ele veio”, não “ele viu”.
Em outras formas nominais do verbo, como o gerúndio, a regra é a mesma. O certo para a terceira pessoa do plural é dizer que “eles têm intervindo”, e não “eles têm intervido”.
O significado de “intervir”, a partir da etimologia latina, é de forma literal “vir entre”, ou seja, interpor-se, mediar, ingerir, interferir, interceder, usar poder de controle sobre algo. Este é o significado mais comum da palavra. Munidos desses apontamentos, podemos utilizar exemplos para ilustrar melhor o emprego correto do “interveio”:
- O Banco Central interveio no mercado cambial.
- O vereador interveio durante a sessão.
- Seu pai não tem intervindo nas reuniões com professores.
Interviu
Por seu turno, “interviu” é uma conjugação do verbo “interver”. Da mesma forma que “interveio”, trata-se da flexão do verbo no pretérito perfeito do indicativo, na terceira pessoa do singular.
O verbo “interver” é formado com base no verbo “ver”. A origem etimológica da palavra é do latim “intervidere”, com a união do prefixo “inter” (entre) e o verbo “videre”, que é a segunda conjugação do infinito de “video” (“ver”).
Também nos baseamos na conjugação do verbo “ver” para a conjugação do verbo “interver”.
A flexão do verbo interver acima referida é “ele interviu”, da mesma forma como essa flexão para o verbo “ver” é “ele viu”.
Quando estamos falando do verbo interver, a forma errada é “ele interveio”, e a forma certa segunda a norma culta é “interviu”.
O verbo interver não é utilizado com tanta frequência, tendo como significado entrever, ver de forma distinta, prever um evento vagamente.
Veja alguns exemplos para consolidar a dica de uma vez por todas:
- Ela interviu alguma falsidade nas palavras dele.
- O vigário interviu tempos difíceis pela frente.
- O leitor interviu outro sentido nas palavras do autor.
Achou interessante? Acompanhe nosso blog para mais conteúdos!