Será lançado no dia 30 de outubro de 2021, durante a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Cinemas Periféricos – estéticas e contextos não hegemônicos, da crítica de cinema e professora Ivonete Pinto. O livro traz 52 artigos divididos por continentes, reunindo textos inéditos e a produção de mais de duas décadas publicada em revistas, jornais e sites em torno de filmes de países como Turquia, Irã, Tailândia, Índia, Camboja, Azerbaijão, Rússia e Romênia.
Os artigos, que mesclam abordagem acadêmica, ensaística e jornalística, contribuem para a reflexão do que significa produzir fora do eixo hegemônico representado especialmente pelos Estados Unidos e alguns países europeus. A autora privilegia filmes vistos sobretudo em festivais de cinema, e explora questões de linguagem e estética, bem como o contexto cultural, político e religioso dos países de origem dos filmes tratados.
O prefácio é escrito por Stephanie Dennison, professora de Estudos Brasileiros na Universidade de Leeds (UK). Ela ressalta que “a autora contextualiza suas observações em uma série de ensaios introdutórios que traçam a origem e desenvolvimento de conceitos tais como World Cinema, contribuindo assim para a teorização do cinema não- hollywoodiano.”
O editor da Paco Editorial, professor e crítico de cinema Humberto Silva, afirma que Cinemas Periféricos “oferece um mapa de realizações destacadas nos quatro cantos do mundo. Nesse livro, um filme é um veículo de reflexão sobre o mundo, em suas peculiaridades culturais e políticas”.
Sobre o livro

O livro nos apresenta ao longo de seus capítulos a definição do que se caracteriza, segundo ele, por “cinemas periféricos”, e como as obras cinematográficas que desviam do radar hollywoodiano – ou hegemônico – tem crescido, mostrando sua relevância e qualidade.
O leitor é convidado a conhecer um pouco do contexto histórico social dos países periféricos que possuem grande produção cinematográfica, além de mergulhar nos importantes festivais que são responsáveis pela divulgação dessas produções. Trata-se de uma grande contribuição que também se compromete em mostrar a importância do cinema periférico para o imaginário de sua audiência.
Sobre a autora do livro

Ivonete Pinto é jornalista, doutora pela ECA-USP; presidente da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema – gestão 2019/2021) professora no curso de Cinema UFPel; coeditora da revista Teorema, colaborada do Cinema Escrito; autora dos livros A Mediocridade, Descobrindo o Irã, Samovar nos Trópicos e coorganizadora de Bernardet 80: Impacto e Influência no Cinema Brasileiro e Ismail Xavier – um pensador do cinema brasileiro.
Gostou do livro?
Adquira já o seu exemplar em nossa Loja Virtual!