Conheça 5 livros fundamentais sobre Música que estão no catálogo da Paco.
Este não é um livro sobre política. E “O Quereres” de Caetano Veloso não é uma canção sobre o Brasil, necessariamente. Mas, sendo uma canção de Caetano Veloso, é Brasil por excelência. Lançada em tempos de Diretas Já, a canção é revisitada em tempos de “conheceis a verdade”. Ainda hoje, Caetano parece nos relembrar que a “verdade” é desejo, transitando identidades e contextos, ainda que os donos do poder insistam em nos impor sua versão fundamentalista da realidade. Como veremos no decorrer do livro, cabe um universo dentro desta canção, onde Caetano parece apreender a própria linguagem para tratar do desejo, mesclando estilos.
Esta obra busca compreender quais são as ideias de música das crianças no contexto de um coro infantil, analisando seus pontos de vista sobre suas práticas musicais. Neste livro, são apresentados os conceitos da área de educação que discutem a visibilidade das crianças em pesquisas científicas, bem como as pesquisas da área de educação musical que analisam as perspectivas das crianças sobre o fazer musical. Trazendo à tona as ideias das crianças sobre suas relações com a Música e o Coro Infantil, o livro analisa aspectos relacionados as falas das crianças sobre as apresentações e o ser artista, como deve ser o repertório de um coro infantil pelo olhar das crianças, suas noções de participação e engajamento, e as discussões sobre o porquê e o para quem cantamos em um coro infantil.
“Ensino de Música para cegos sem Braille: desafio ou loucura?” traz a experiência de ensino de Paulo Mauá, coordenador e regente da Orquestra Música Transformando Vidas (PROMUVI), ao longo de mais dez anos com adultos leigos em música com deficiência visual. Escrito em fácil leitura para educadores, estudantes, músicos e pessoas interessadas em inclusão, o livro esclarece conceitos como integração e inclusão, deficiências e deficiência visual e percorre as barreiras de acessibilidade do grupo (como a musicografia braile). Esta publicação é destinada a estudantes, pesquisadores, professores, profissionais e interessados pela integração e inclusão.
O livro A significação na música de cinema trata das formas como a música adquire e atribui sentido em contexto cinematográfico. Por meio de uma perspectiva diacrônica e de análises de filmes fundamentadas em teorias de viés semiótico e cognitivista, Juliano de Oliveira investiga como a trilha musical tem sido utilizada no cinema como parte do processo de construção e desconstrução de estereótipos, contribuindo, destarte, para a criação de diferentes imaginários míticos. Para tal, o autor se foca em dois gêneros, a saber, o western e a ficção científica, a fim de observar como se deu a formação de inventários musicais particulares associados a temáticas específicas. Ao longo do texto, o leitor será apresentado à ideia de “imaginário sonoro do gênero cinematográfico”, proposta pelo autor como sendo o conjunto de gestos, musemas, tópicas e sons concretos utilizados na trilha musical e associados à paradigmática fílmica. A identificação dos elementos constituintes deste imaginário sonoro ajudará a compreender a significação musical à luz dos códigos e da mitologia que fundamentam o gênero cinematográfico.
O repertório de musicalização infantil frequentemente parece insuficiente aos professores, que vivem buscando novidades para enriquecer seu trabalho. A criança aprende rapidamente e estamos sempre na pesquisa de novas canções que venham preencher as aulas. A criatividade, então, é qualidade indispensável a um bom professor de música. Uma canção bem adequada pode ajudar muito nos objetivos que se pretende alcançar nas aulas. E as melodias devem ter as qualidades necessárias para facilitar os exercícios propostos aos nossos pequenos, despertando sua percepção rítmica e melódica, além da imaginação e expressão corporal. Neusa Comandulli, que trabalha com musicalização infantil há quase 50 anos, apresenta o seu livro “Canções para brincar e sonhar”, uma seleção de músicas para serem utilizadas na musicalização infantil, escolas de música e também no ensino inicial de piano. O livro traz 28 canções da autora com as partituras e também um CD com versões cantadas e playbacks instrumentais das músicas.
Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!