fbpx
5 Maneiras de como criar o hábito da Leitura
Sem categoria

5 Maneiras de como criar o hábito da Leitura

Criar o hábito da leitura é objetivo de muitos brasileiros. Faz parte das promessas de virada de ano, das conversas com amigos e do incentivo de professores. A atenção que a leitura exige disputa espaço com os seriados das inúmeras plataformas de streaming, com as redes sociais, com a prática de exercícios, enfim, uma enormidade de hobbies que as pessoas possuem.


No entanto, de tantas atividades que as pessoas podem buscar, o hábito da leitura é certamente uma das mais importantes. Ele traz consigo diversos benefícios à mente. Em um mundo de rotinas cada vez mais estressantes e conturbadas, separar alguns minutos para ler uma história parece ser a divisão entre uma mente sã ou não.

Segundo a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que estuda o perfil e hábitos da população brasileira com os livros, aproximadamente 44% da população brasileira não é considerada leitora. A pesquisa considera leitora a pessoa que tenha lido ao menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes.

Em termos de comparação, países de primeiro mundo possuem índices bem mais positivos do que os brasileiros. Segundo a Associated Press, em 2006 os Estados Unidos possuíam um índice de não leitores de 27%. Enquanto na França, o Instituto Francês de Opinião Pública divulgou que somente 19% dos franceses não possuem o hábito da leitura.

Os benefícios da leitura

Não é em vão que a leitura é considerada tão importante. Ela fornece diversos benefícios ao cérebro humano, capazes de contribuir para a realização de outras atividades pessoais e profissionais.

Alguns dos benefícios:

• Melhora do funcionamento do cérebro: a leitura funciona para o cérebro como um exercício físico funciona para o corpo. Ela trabalha as conexões dos neurônios, aumentando a capacidade cerebral. Com isso, ela expande a memória e o pensamento lógico.

• Estimula a criatividade: com a leitura você expande seu vocabulário, melhora seu conhecimento cultural e a capacidade de escrita. Essas características são de suma importância para estudantes, independente da idade. Conseguir se expressar por meio da fala ou da escrita é uma das grandes virtudes que a leitura possibilita.

• Senso crítico apurado: o hábito da leitura faz o leitor questionar questões universais, buscar respostas para perguntas complexas. A leitura abre novos mundos, abre a mente e faz refletir.

• Aumento da empatia: envolver-se emocionalmente com histórias e personagens é uma das consequências da leitura. Isso faz o leitor enxergar o mundo de forma diferente, compreendendo melhor as dificuldades alheias.

A leitura faz parte da história das pessoas desde a infância, quando os pais contam histórias de ninar e leem histórias infantis para acalmar. Na escola começam a fazer parte de forma mais regular, principalmente no ensino médio, quando os alunos se preparam para o vestibular. Nesse momento da vida é que muitos deixam a leitura de lado, pois ela se torna uma obrigação e deixa de ser um prazer e uma distração, como deveria.

Como panorama dos hábitos de leitura dos brasileiros, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostra indicadores importantes. Segundo ela, as principais motivações das pessoas para ler são:

1. O gosto pela leitura;

2. Atualização Cultural ou Conhecimento Geral;

3. Para se distrair;

4. Crescimento pessoal.

Isso demonstra a importância do hábito da leitura para a formação pessoal e profissional da população. Por outro lado, a falta de tempo é o principal motivo apontado por quem não possui o hábito da leitura. Com tanta informação chegando à palma da mão das pessoas, o hábito da leitura vai ficando cada vez mais de lado e perdendo espaço.

Agora que você já viu a importância que os livros possuem para o desenvolvimento das pessoas, pode conferir as cinco maneiras para você criar o hábito da leitura.

1- Descubra temas que você gosta

Essa é uma dica que pode ser difícil de ser compreendida, mas é de suma importância. Mesmo que você não seja um leitor assíduo, pode ser capaz de identificar quais livros mais gostou. Ou também pode pensar no tipo de filme ou seriado que gosta de assistir, nas matérias de revistas e jornais que mais gosta de ler. Muitos filmes são adaptados de livros e esse pode ser um bom começo para criar o hábito da leitura. Comparar filmes e livros é uma das diversões daqueles que leem bastante.

Best-sellers, que são os livros mais vendidos, costumam ter uma linguagem facilitada para fisgar o leitor e prendê-lo. Além disso, a maioria possui uma história envolvente, que desperta curiosidade nas pessoas. Descobrir os temas que você gosta é a forma mais fácil de começar com o pé direito no mundo da leitura.

Outra consideração a ser feita é de que um livro bom pra uma pessoa não necessariamente é um livro bom a todos. O gosto é pessoal e deve ser sempre respeitado. Não se prenda ao gosto dos outros, crie um gosto só seu. Ao longo da vida haverá espaço para todo tipo de livro, é só experimentar.

2- Não insista em um livro de que não gostou

Na busca por um tema que você gosta, pode se sentir pressionado a começar e terminar todo livro. Mas essa não é uma prática recomendada, pois pode tirar o prazer pela leitura, que é o grande norte de quem possui o hábito de ler. Ao escolher um livro, busque informações sobre o autor, leia informações e recomendações na internet também.

Claro, isso não quer dizer para desistir logo nas primeiras páginas, já que algumas histórias custam um pouco para engrenar. A escritora norte-americana Nancy Pearl possui um ditado muito bom. Ela diz que a vida é muito curta para livros ruins. Para que você não perca tempo com livros que não valem a pena, Nancy dá uma dica valiosa. Leia as primeiras 50 páginas do livro. Elas devem ser suficientes para lhe atrair. Se isso não ocorrer, troque-o sem remorsos e parta para uma nova história.

3- Reserve tempo para leitura

A vida profissional e pessoal das pessoas é repleta de metas. E algumas delas podem contribuir para a criação do hábito da leitura. A meta de criar um tempo para a leitura diária deve ser flexível, mas é uma boa forma de começar. Também pode ser pelo número de páginas ou de capítulos por dia, a depender do livro.

Reserve algum horário para ler o livro escolhido. Pós-almoço, antes de dormir, depois do jantar, não importa. As pessoas possuem cada vez mais compromissos, por isso colocar a leitura como uma atividade importante fará com que você vá tornando-a uma prioridade em seu dia e, com o tempo, um hábito.

Busque ter um livro sempre com você. Existem diversas ocasiões em que eles fazem falta, como na sala de espera de um consultório ou no transporte público. Ler ajuda o tempo a passar mais rápido. Uma das formas de ter um livro a todo o momento é investir em e-books que podem ser lidos por meio de tablets, leitores digitais ou até mesmo em seu smartphone.

4- Comece com livros pequenos

Muitas pessoas ficam ansiosas para terminar um livro. Assim que começam a leitura já contam as páginas para terminá-lo. Para criar o hábito da leitura pode ser importante iniciar com livros pequenos, de até 200 páginas. Seu enredo costuma ser mais simples justamente para leitores iniciantes. Com o hábito da leitura o tamanho do livro deixa de importar, pois o que vale mesmo é a qualidade da história e seu objetivo como leitor.

Outra coisa a ser feita é ter sempre alguma lista de livros à mão, para começar uma nova obra sempre que a anterior encerrar. Isso é importante para não deixar um hiato muito grande entre um livro e outro. Como todo hábito, se a leitura deixa de ser praticada, outras atividades acabam por substituí-la, pois a televisão, as redes sociais e outras formas de consumo também disputam espaço com os livros.

5 – Visite bibliotecas e livrarias

Envolver-se com o ambiente da leitura é uma grande ferramenta para criar o hábito de ler. Visitar bibliotecas de escolas e universidades ou até públicas é uma oportunidade de ter contato físico com textos diferentes, acadêmicos ou literários. A mesma coisa ocorre em sebos ou livrarias, além das feiras de livros que ocorrem pelo país.

Aprofundar a experiência com os livros pode trazer sensações diferentes e aumentar a vontade de ler e aprender coisas novas.

A maioria das pessoas gostaria de ler mais, mas não o faz pela falta de tempo. Ajustar a rotina à leitura é uma das formas mais eficazes de criar este hábito. Seguindo algumas dessas dicas você deve melhorar o ritmo da leitura até que ela se torne fundamental em sua vida, assim como o é para tantas outras pessoas.

A internet possui diversas ferramentas para proliferar o conhecimento através dos livros. São blogs literários, canais no YouTube, além de perfis em redes sociais que trazem a leitura para mais próximo das pessoas.

A melhor forma de criar o hábito da leitura é abrindo um livro e o lendo. Sem medo ou receio, pois as experiências vividas com a leitura jamais são apagadas.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *