Releases

Enfrentamento do Bullying no Ambiente Escolar

Publicada em 2018, “Enfrentamento do Bullying no Ambiente Escolar” é uma obra essencial para os profissionais que atuam no ambiente escolar, bem como para aqueles que pesquisam o fenômeno social chamado bullying e suas implicações na vida do estudante e de sua família e na comunidade escolar e sociedade em geral.

O livro foi escrito por Núbia Célia Carneiro, mestra em Ciências da Educação, especialista em Educação Especial e professora da rede pública de ensino com larga experiência nos estudos do bullying.

A estrutura da obra

Tendo 128 páginas, a autora coloca em cena em seu livro uma densa e importante pesquisa sobre as práticas de bullying no ambiente escolar, ressaltando as implicações que esse problema pode gerar na vida do discente, bem como na relação entre alunos e entres estes e os professores.

O livro está dividido em três capítulos. No primeiro, a pesquisadora não só se debruça sobre a origem do termo bullying e seu conceito, como também destaca a relação entre violência escolar e poder. Em outras palavras, a autora evidencia que aqueles que geralmente cometem práticas de bullying estão, na relação escolar, em posição de poder. Aqueles que ocupam um espaço de menos poder é quem sofre bullying.

Ainda no primeiro momento, ela apresenta as principais características do bullying, de modo que com isso os professores e pais possam identificar esse problema e tomar medidas para resolvê-lo, e as suas consequências no ambiente escolar.

Após fornecer os conceitos básicos e o contexto geral da prática de bullying, Núbia Célia Carneiro destaca, no segundo capítulo, a importância da educação para o desenvolvimento humano e aponta caminhos que podem ajudar os professores e pais a combaterem esse problema que ela considera como de saúde pública.

Por fim, no terceiro, a educadora discute sobre a importância de discutir o bullying no ambiente escolar como uma medida eficaz de enfrentamento.

Diferenciais da obra: por que ela dever ser lida?

A livro de Núbia inova no ambiente de estudos sobre o bullying porque, além de oferecer dados consistentes a respeito de sua pesquisa, ela possui uma linguagem acessível, possibilitando assim que qualquer pessoa que saiba ler possa apreciá-la e interpretá-la.

Isso garante não só acessibilidade à obra, como também uma leitura fluida, ágil e produtiva, o que pode ser bem diferente na maioria dos livros que faz parte das ciências humanas e educacionais.

Utilizando um vocabulário simples e popular, mas sem perder de vista a formalidade, a autora consegue prender a atenção do leitor do início ao fim.

A quem interessa a obra?

O “Enfrentamento do Bullying no Ambiente Escolar”, como alertado, é uma obra que deve ser lida não apenas por professores e pais, mas por qualquer pessoa que tenha interesse na temática em questão, como políticos, pesquisadores, diretores de escola, secretário de educação, autoridades da área de segurança e saúde pública, etc.

É uma leitura obrigatória nos tempos de hoje, vale dizer. Isso porque, conforme a Organização das Nações Unidas, casos de bullying no ambiente escolar tem crescido vertiginosamente, causando danos a muitos alunos, familiares e professores.

Adquira aqui.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *