Currículo Lattes: entenda a sua importância e confira um passo a passo de como montar o seu

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter um currículo Lattes é algo fundamental no meio acadêmico. Você, que está buscando uma posição melhor no mercado de trabalho ou pensa em seguir carreira acadêmica sabe sua importância e como montar corretamente um?

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o sistema do currículo Lattes em 1999 com o objetivo de integrar em uma única base nacional os dados online de todos os profissionais de diversas áreas do conhecimento. Dados estes, que antes eram apenas armazenados em formulários de papel. 

A plataforma Lattes é conhecida por fortalecer a conexão entre instituições e pesquisadores e preservar a memória das pesquisas desenvolvidas no Brasil todo.

Atualmente o currículo Lattes é utilizado pelo CNPq para concessão de bolsas para pesquisadores, para análise e aprovação de perfis profissionais por órgãos públicos, como requisito para ingressar em cursos de mestrado e doutorado, dentre outras funções.  

Saiba agora como criar corretamente um currículo Lattes e se destacar nas oportunidades profissionais e acadêmicas.

Como cadastrar o meu currículo Lattes?

Acesse a plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/) e em seguida, clique em “cadastrar novo currículo”. Na página aberta, insira a nacionalidade e o e-mail, crie uma senha e digite os caracteres que você vê na imagem. Após concluir essa etapa, é só clicar no ícone “próximo”.

Na página seguinte, será necessário preencher todos os seus dados pessoais corretamente e inserir também uma foto de rosto. Por ser uma plataforma séria o recomentado é que se use uma foto formal e não uma selfie.

Após concluir esta etapa é só seguir adiante e informar o seu endereço e contato pessoal e profissional.

O preenchimento da aba Formação Acadêmica é uma das etapas mais importante, insira corretamente todas as suas formações concluídas ou em andamento, com o nome da instituição, curso, ano de início e conclusão. Caso já tenha uma graduação, mestrado ou doutorado, é necessário informar também o título da dissertação/tese e nome completo do seu orientador.

Na aba Atuação Profissional primeiramente você deve clicar em Sim ou Não na questão “Alguma atuação profissional no momento?” se a resposta for não é só seguir adiante, se for sim você deve preencher os dados da instituição, cargo, tipo de vínculo e ano de início.

A última aba permite que você insira as informações sobre a sua área de atuação e até três habilidades linguísticas. 

Ao clicar em seguir, a próxima tela mostrará todos os dados cadastrados. É indispensável que você faça uma leitura atenta e confira todas as informações que preencheu antes de seguir adiante. Após analisar todos os dados e confirmar que está tudo correto clique em “enviar ao CNPq” e o seu currículo entrará no banco de dados em até 24 horas.

Mantenha o seu currículo Lattes sempre atualizado.

Depois que o seu currículo foi criado e aprovado é imprescindível que você mantenha o hábito de atualizá-lo constantemente.

A primeira atualização deve ser realizada logo após este cadastro inicial, pois será liberado para você insira no currículo informações complementares como os eventos que você organizou, palestras ministradas, grupos de pesquisa, livros e artigos publicados, entre outras informações.

Para isso, é só entrar na plataforma e clicar em “atualizar currículo” e inserir o seu CPF ou e-mail, senha e clicar em “acessar”. Entrando na parte de edição, é só clicar nos ícones que você quer editar: formação, eventos, projetos, entre outros.

Não se esqueça de atualizar também o seu texto inicial que deve ser escrito de maneira formal e apresentar de forma resumida as suas experiências acadêmicas e profissionais. Para editá-lo é só ir até a barra principal, clicar em “dados gerais” e “texto inicial” do currículo.

Por fim, sempre que concluir algum novo projeto ou participar de um evento não se esqueça de atualizar esta informação o mais breve possível em seu currículo. Um currículo desatualizado pode te prejudicar no momento de concorrer a uma bolsa de pesquisa ou ingressar em um novo curso.

Deseja aprimorar o seu currículo acadêmico publicando um livro que atenta a todos os requisitos da Qualis/CAPES? Cliquei aqui e conheça os nossos serviços de publicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *