Arte_agenda
Conteúdos Paco,  Paco na Imprensa

V Seminário Museus em Diálogos e Conexões: SEMEAR FUTUROS – Museus agentes de inclusão e transformação.

O Seminário Museus em Diálogos e Conexões – SEMIDEC é uma iniciativa da Ação Cultural, SECEL, Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. Em sua quinta edição, a se realizar entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2025, tem como tema “SEMEAR FUTUROS – Museus agentes de inclusão e transformação”. O objetivo deste Seminário é promover a reflexão crítica e oportunizar o debate sobre temas contemporâneos relevantes para o campo museológico. Nesta edição, em sintonia com a perspectiva decolonial, convidamos pesquisadores e profissionais a refletir sobre a diversidade de acervos, abordagens e desafios em museus e para museus, para a inclusão e a mudança de paradigmas. Nosso pressuposto é que museus sejam agentes de inclusão e contribuam para transformar realidades.

Publicidade

A programação prevê palestras, mesas redondas, oficinas e painéis que dão voz à experiências, práticas e pesquisas de profissionais que contribuem para a construção de uma museologia plural, abordando perspectivas de museus indígenas, pesquisas sobre acervos, olhares decoloniais sobre arte em museus, experiências de museus comunitários, ecomuseus e museus de território. Estas questões são atravessadas pela perspectiva da sustentabilidade. Nos inspiramos no mestre Ailton Krenak, no desejo que os museus sejam sementes de um mundo mais sustentável e inclusivo.
Esta quinta edição do Seminário Museus em Diálogos e Conexões: SEMEAR FUTUROS – Museus agentes de inclusão e transformação – foi pensada para que estudantes, pesquisadores, profissionais de museus e de cultura, gestores públicos e agentes culturais, educadores em museus, professores e comunidade possam se encontrar, dialogar, compartilhar experiências e intercambiar ideias, projetos e ações no campo dos museus e do patrimônio.
EVENTO GRATUITO COM CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
Condições para obtenção do certificado: presença mínima de 75%, mediante assinatura das listas de presença disponibilizadas durante as transmissões do evento.
PROGRAMAÇÃO
22 de janeiro de 2025:
• Palestra de Abertura: O objeto gerador: Educação histórica e cultura material
• Mesa Redonda 1 – Territórios, Ecomuseus e Museus Comunitários: sustentabilidade, meio ambiente e nosso futuro comum
23 de janeiro de 2025:
• Mesa Redonda 2: Presença indígena nos acervos de museus
• Mesa Redonda 3: Moda e sustentabilidade ambiental: O que as coleções de museus tem a contar
24 de janeiro de 2025:
• Mesa Redonda 4: Um olhar decolonial sobre as artes: arte indígena nos museus
• Mesa Redonda 5: Apresentação de trabalhos 5° SEMIDEC: Semear futuros – Museus agentes de inclusão e transformação – Experiências em museus, processos museológicos e patrimônios culturais
25 de janeiro de 2025:
• Oficina: Escutar para Contar: Oralidade, territórios e desdobramentos de pesquisa

Fonte:  Sympla

Mais informações, acesse a matéria original aqui!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *