Com intuito de fortalecer o desempenho de atividades acadêmicas e administrativas, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu 380 computadores de mesa a partir de doações da Câmara dos Deputados. As máquinas estão avaliadas em mais de R$ 200 mil, valor que a Universidade conseguiu economizar para esse tipo de investimento, em meio à crise orçamentária. A UFPI foi a única universidade do Nordeste a conquistar as doações.
A iniciativa é resultado de ação da Diretoria Administrativa da Universidade, que obteve as doações por meio do sistema “Reuse”, lançado pelo Governo Federal, destinado à transferência de patrimônio entre órgãos da Administração Pública. No total, apenas sete órgãos foram beneficiados com a entrega de computadores.
Segundo o Diretor Administrativo da UFPI, Alberto Dias, a participação no “Reuse” representa ação estratégica da Instituição para fortalecer sua infraestrutura de informática frente ao contingenciamento orçamentário. “É importante buscarmos alternativas para mitigar o contexto orçamentário atual. Inclusive, estamos atuando para conseguir algumas picapes doadas, o processo já está próximo de ser concluído”, explicou o DiretorOs equipamentos já se encontram nas instalações da divisão de patrimônio móvel, no Campus de Teresina. Rapidamente, após confirmação das doações, a Universidade enviou veículo a Brasília para a busca dos desktops.
Destino dos computadores
Em breve, a UFPI irá realizar estudo para avaliar as necessidades de setores administrativos e laboratórios para entrega ágil e efetiva dos equipamentos às unidades acadêmicas e administrativas.
“Estamos atentos às oportunidades lançadas para mecanismos de obtenção de bens e, com isso, possamos incrementar as tarefas acadêmicas e administrativas da nossa Instituição”, pontuou o diretor administrativo, Alberto Dias.
Doação anterior
Esta já é a segunda doação de itens de infraestrutura de informática à UFPI em menos de seis meses. Recentemente, a Universidade recebeu um total de 20 computadores doados pelo Instituto Federal de Pernambuco. As máquinas já estão em uso pela comunidade acadêmica.
Fonte: UFPI
Achou interessante? Acesse aqui para saber mais!