A palavra história pode comportar inúmeras definições e interpretações. E a história da América Latina nos remete a um quadro multivariado que se constitui um desafio quando, a partir da era dos descobrimentos procuramos, desde esse passado longínquo, os fatores que configuraram os modelos sociais vigentes atualmente nos países que se formaram a partir das antigas colônias espanholas do continente americano.
Nesse contexto, o processo de urbanização posto em prática pela Metrópole espanhola contribuiu para a implantação de uma burocracia centralizadora que visava administrar os vice-reinados atendendo as particularidades dos múltiplos setores da diversificada população do mundo colonial. Assim, foram criados estatutos especiais para os diferentes grupos étnicos, situados estes em uma escala hierárquica. Formava-se paulatinamente uma estrutura jurídica que dava amplo reconhecimento à existência de uma sociedade pluralista.
No entanto, os movimentos de independência que deram fim ao domínio espanhol na América negaram a tradição do mundo hispano-americano e, em vez de adaptá-la às novas circunstâncias, copiaram os ideais da Ilustração e da Revolução Americana criando, dessa maneira, uma realidade artificial. É possível que esse artificialismo tenha dado uma falsa aparência de modernidade aos países da América. Negando suas tradições não conseguiram, no entanto, suprimi-las, e isto forjou uma duplicidade que deformou a consciência política, marcada pela má fé e pela mentira.
Texto de Luiz Ricardo Michaelsem Centurião
Confira mais sobre esse assunto no livro “Significados da Diversidade: Cidade e Cultura na América Espanhola” publicado pela Paco Editorial:
Significados da Diversidade: Cidade e Cultura na América Espanhola, tem como objetivo apresentar aos leitores, características, contextos referentes a organização urbana e diversidade cultural na América Latina. Através de pesquisas, fontes históricas e relatos de especialistas e viajantes dos séculos XVII, XVIII e XIX, o autor traz reflexões importantes sobre os diversos aspectos socioculturais e econômicos, que contribuem para a construção das diversidades nas identidades latino-americanas.
Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!