Apresentar à comunidade acadêmica e externa iniciativas que extrapolam os muros da Universidade de Brasília e estreitam vínculos entre a instituição e a sociedade. Esta é a proposta da Semana Universitária, que este ano, em sua 22ª edição, tem início na próxima segunda-feira (29) e segue até sexta (2). Mais de mil atividades gratuitas em diferentes áreas do conhecimento, promovidas presencialmente nos quatro campi da Universidade de Brasília, esperam o público nos próximos dias.
A Semuni 2022 já registra mais de 16 mil inscrições efetuadas. É possível se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até o dia 2 de setembro, enquanto houver vagas nas atividades. O evento promete movimentar a UnB com o melhor da extensão universitária, promover a integração e de troca de experiências entre estudantes, professores, técnicos e sociedade brasiliense, além de celebrar o centenário de Darcy Ribeiro e os 60 anos da Universidade.
A largada para as comemorações é dada antes mesmo da abertura do evento, com a 1ª Corrida e Caminhada UnB/HUB. Promovida no domingo (28) pela UnB em parceria com o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e o Sesc-DF, a atividade marca o sexagenário da instituição e os 50 anos do HUB. Serão 5 km percorridos, com saída às 8h do estacionamento do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e chegada no mesmo local. O percurso passará por edificações icônicas da UnB tais como o ICC, Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), a Reitoria e a BCE.
Já na segunda-feira (29), a cerimônia de início da Semuni relembra o protagonismo do antropólogo Darcy Ribeiro na idealização da Universidade e na luta pelas causas indígenas. A mesa de abertura será às 17h, no auditório do Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), com a presença da reitora Márcia Abrahão, do vice-reitor Enrique Huelva e do decano de Extensão, Alexandre Pilati. O professor emérito Hugo Rodas, falecido em abril deste ano, será homenageado com a apresentação da Agrupação Teatral Amacaca (ATA), criada a partir de um projeto da Universidade e já dirigida pelo docente. Também será divulgado o resultado do III Concurso de Fotografia de Extensão.
Em seguida, a mesa-redonda Universidade de Darcy Ribeiro desde a perspectiva indígena, propõe um diálogo entre os docentes indígenas Altaci Rubim, do Instituto de Letras (IL), e Gersem Baniwa (ICS), do Instituto de Ciências Sociais, a escritora afroindígena Verenilde Pereira e o influencer e estudante indígena Oziel Ticuna.
Fonte: UnB Notícias
Saiba mais clicando no link.