fbpx

Livro “O texto multimodal sob a perspectiva sistêmico-funcional” – CHAMADA ABERTA

Resumo da Obra:

Nas últimas décadas tem havido crescente interesse pela análise de diferentes modos de comunicação, que vão além da linguagem verbal. Muito se tem discutido como esses modos fazem sentido, mas há ainda pouca ênfase na forma intersemiótica pela qual eles são capazes de interagir em contextos diversos. Neste sentido, justifica-se a necessidade de um livro capaz de explorar a análise do discurso multimodal e que se utilize de uma perspectiva teórica e prática na indicação de novas direções para a análises de discursos e pesquisas.

Assim, o tema sugerido para a chamada de publicação de capítulo, pretende explorar as várias facetas do discurso multimodal em diferentes tipos de textos e contextos, a partir da teoria que embasa as análises, a Linguística Sistêmico-Funcional, que assume a perspectiva semiótica social para entender a comunicação multimodal.

A proposta aceitará textos apoiados na relação linguagem verbal – linguagem visual, considerando que a linguagem constrói significados em contextos de situação e de cultura específicos, sendo que a multimodalidade representa as combinações desses diferentes modos semióticos na construção de um evento comunicativo; com enquadramentos teóricos usados para o estudo da multimodalidade, uma vez que são teóricas relacionadas que compartilham entre si uma perspectiva de linguagem como constructo social, em que linguagem e sociedade se moldam de formas bidirecionais.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:

  • Estudos da linguagem
  • Linguística
  • Linguística aplicada
  • Comunicação
  • Estudos da mídia

Organizador:

Dr. Leonardo Antonio Soares (Lattes)

Como publicar:

  • Enviar proposta do capítulo em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. 
  • Enviar a proposta pelo formulário de submissão. Atenção na escolha da chamada para a qual o capítulo está sendo submetido.
  • Após o recebimento, nossa equipe entrará em contato para dar sequência aos próximos passos.
  • Em caso de dúvidas, veja perguntas frequentes ou fale conosco pelo botão de contato abaixo.  
  • Após o fechamento da chamada, as propostas serão enviadas para avaliação. Se aprovado, o autor asinará o contrato de edição e fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro
  • Consideramos o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, além da publicação de duas versões da obra: impresso e digital (ebook com ISBN diferente contando com uma nova publicação na produção acadêmica.

ENVIE O SEU CAPÍTULO PARA PUBLICAÇÃO NESTA OBRA

VEJA O QUE DIZ ALGUNS DOS NOSSOS AUTORES E ORGANIZADORES SOBRE A PUBLICAÇÃO DE CAPÍTULOS