José Luiz Xavier Filho é o nosso autor de hoje. Publicou com a Paco a obra “Religiões Afro-Brasileiras e Imaginário – Abordagens Para o Ensino de História”.
Sobre o autor:
Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2024-), mestre em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas pela Universidade de Pernambuco, UPE (2023), especialista em História e Cultura Afro-brasileira pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais, IPEMIG (2020) e em Ensino de História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI (2020), em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Book Play, FBP (2024), em Sociologia, pela Faculdade Book Play, FBP (2024), em Coordenação Pedagógica e Planejamento, pela Faculdade Book Play, FBP (2024), licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, UPE/Campus Garanhuns (2012), graduando em Licenciatura em Sociologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI (2021-). Pesquisador no grupo de pesquisa ITESI (Itinerários Interdisciplinares em Estudos sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas) e no grupo de pesquisa NEAB (Núcleo de Estudos sobre África e Brasil) ambos pela Universidade de Pernambuco (UPE/CNPq), e estudante no grupo de pesquisa Política, Autonomia e Heterogeneidade pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CNPq). Atualmente é professor de História do quadro efetivo da rede municipal de ensino do município da Lagoa dos Gatos – PE, e professor de História do quadro efetivo da rede estadual da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE).
Livro publicado pela Paco Editorial:
Esta obra é comprometida com a conscientização em torno da Lei NNº 10.639/2003, com a obrigatoriedade da “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo, considerando o papel fundamental da educação na construção de bases sólidas para o respeito mútuo e a compreensão inter-religiosa desde tenra idade. Nesse sentido, é em face da perene intolerância religiosa como violação dos direitos humanos fundamentais que os autores constroem um painel teórico, descritivo, dialogal e todo ilustrado. Em diálogo com a História Oral realizada na Tenda de Jurema Sagrada do Mestre Zé das Moças, guiada por Pai Léo de Ogum, este painel contempla emblemáticas entidades sagradas que compõem o cotidiano do terreiro: “Maria Padilha”, “Exu”, “Rosa Caveira”, “Caboclos”, “Cigana Sete Saias”, “Vó Maria Preta-Velha”, “Mesa de Jurema” e “Mestra Paulina e José das Moças”.
Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!