
Resumo da Obra:
Esta obra organizada tem como objetivo promover e compartilhar discussões sobre os usos sociais da leitura e da produção de textos, no âmbito dos cursos de graduação em Língua Portuguesa, sob o enfoque de diferentes aspectos concernentes à formação docente, no que diz respeito às práticas pedagógicas, à relação professor-língua-aluno, ao ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa. É preciso que se considere a multiplicidade de linguagens e recursos multimodais e multissemióticos que têm circulado na sociedade atual, exigindo do professor de Língua Portuguesa multiletrar-se, a partir de uma formação pessoal e profissional responsiva, que o possibilite transitar pelas práticas interativas discursivo-textuais demandadas pelo contexto sociocultural em que vive. Nessa perspectiva, tendo em vista os “Novos Estudos do Letramento” e a Pedagogia dos Multiletramentos, esta obra acolherá artigos que estabeleçam diálogos entre formação do professor de Língua Portuguesa e perspectivas teórico-metodológicas, a saber: práticas de gêneros textuais/discursivos nos processos de formação inicial e continuada de professores para a educação básica; leitura, produção e análise linguística que evidenciem as tensões e o papel dos gêneros como interfaces para práticas significativas em sala de aula; as práticas de escrita e/ou de oralidade no contexto de formação universitária e os modos de apreensão dos discentes de Língua Portuguesa sobre sua formação profissional; contribuições de práticas de letramento e gêneros textuais/discursivos na construção identitária dos professores. Nesse sentido, espera-se que o livro possa contribuir para uma reflexão sobre práticas de (multi)letramentos na formação docente, ampliando o debate para os letramentos nos diversos contextos educacionais, em que o ensino e a aprendizagem da leitura, da escrita e da oralidade sejam compreendidos para além de uma função comunicativa, considerando-se que os letramentos são múltiplos e ocorrem relacionados aos processos de desenvolvimento humano e às possibilidades de aprendizagem oferecidas por diversas agências da cultura letrada, dentre elas as unidades educacionais.
Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:
Educação;
Linguística.
Organizador:
Úrsula Cunha Anecleto
(Lattes)
José Nilton Cruz Júnior
(Lattes)
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