
Tema: Desnaturalização do machismo estrutural na sociedade brasileira
Resumo da proposta:
O tema sugerido para a chamada de publicação de capítulo busca trabalhos que façam investigações críticas sobre o machismo estrutural brasileiro. Tais investigações ganham força em nossa sociedade, a partir do movimento de questionamento(s) proposto(s) pelas mulheres (e os feminismos plurais). Isso torna possível um campo de investigações a partir da demanda: O que é ser homem? A formação civilizacional no Brasil está fortemente calcada em valores patriarcais e, francamente, machistas, produzindo: (1) a naturalização do machismo em nossa cultura; (2) a hierarquização entre o que é ‘masculino’ (tido como superior) e o que é ‘feminino’/’ambíguo’ (tidos como inferiores); (3) a normalização das regras sociais a partir desta naturalização/hierarquização. Interessa-nos abrir frentes de pesquisas para investigar a construção social (e o processo de naturalização) do machismo brasileiro. O objetivo desta obra será o de compreender o processo de naturalização, hierarquização e normalização do machismo vigentes na sociedade brasileira.
Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:
– Sistemas de opressão
– Sistema de dominação
– Sistema de discriminação
– Machismo estrutural
– Machismo
– Feminismos plurais
– Gênero e feminismo
– Sociedade patriarcal
– Regras sociais
Organizador:
Dr. Helio Hintze (Lattes)
Prazo para recebimento de propostas: 05/01/2020. Prorrogado o recebimento de capítulos até 25/01/2020
Publicação para produção de 2020
Enviar a proposta para o e-mail seletiva@editorialpaco.com.br , em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.
Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.