A Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFAC) realizou nessa quarta-feira (10), uma ação do Agosto Dourado em alusão à conscientização da importância do aleitamento materno para a saúde e o desenvolvimento da criança. A LASFAC é composta por discentes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição do Campus de Picos da UFPI e conta com a orientação do professor do curso de Medicina, Antonio Ferreira Mendes de Sousa.
A atividade ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque de Exposição, em Picos, com gestantes e puérperas vinculadas à UBS. A Unidade foi inicialmente decorada com mural informativo e balões dourados para recepção e acolhimento das mulheres. Em seguida, foram realizadas dinâmicas com as participantes, nas quais as mesmas sorteavam afirmativas relacionadas à amamentação e deveriam julgá-las como verdadeiras ou falsas levantando plaquinhas verdes para afirmativas verdadeiras ou vermelhas para as falsas.
Cada afirmativa foi esclarecida pelos ligantes de maneira clara e atenciosa. Também foram realizadas explicações e apresentação de imagens relacionadas à pega correta durante a amamentação, ordenha, tipos de leite, mastite, direito à amamentação, banco de leite, além da importância do aleitamento materno para o fortalecimento do vínculo entre a mãe e o bebê. A ação também contou com a participação de médica, enfermeiras, fonoaudióloga, fisioterapeuta e agentes comunitários de saúde da UBS. Ao final da atividade, foi oferecido um café da manhã às participantes.
A ação foi recebida com grande interesse pelas gestantes e puérperas, que participaram ativamente das dinâmicas, solucionando dúvidas e compartilhando experiências pessoais como dificuldade em manter a amamentação e introdução de líquidos e alimentos durante o aleitamento.
Segundo o professor Antonio Mendes, a ação de extensão além de incentivar o aleitamento materno e favorecer a promoção em saúde, permite o estreitamento do vínculo entre a Universidade e a comunidade, formando profissionais mais conscientes e contextualizados com a sua realidade.
Fonte: UFPI
Gostou? Clique no link para mais informações.