Confira abaixo os lançamentos de Novembro da Paco Editorial, com títulos de diversas áreas.

Já imaginou saber o que uma criança está sentindo através da análise do seu desenho? O desenho infantil é considerado uma linguagem universal, onde a criança expressa suas emoções, seus medos e sua visão de mundo, deixando no papel todas as suas impressões sobre sua família, sua convivência e a realidade que a cerca. O desenho, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, torna-se muito importante por ser a expressão e a linguagem subjetiva de uma fase tão repleta de desenvolvimento emocional, social, afetivo, cognitivo e motor.

Entre as páginas de Caminhos da Cura: epidemias de varíola na América Portuguesa (1560-1750), fruto da dissertação de mestrado da jovem historiadora Poliana Orosa, o leitor encontrará um trabalho de fôlego, em que aspectos panorâmicos das manifestações variólicas são apresentados para pavimentar a reflexão focada na então colônia lusa nas Américas. Lançando mão de significativo conjunto fontes, que vão de correspondências jesuíticas e administrativas aos diários de viajantes que falam das chamadas bexigas, a autora nos conduz por relatos de adoecimento, de tratamento e de cura nos surtos epidêmicos identificados entre os séculos XVI e XVIII.

A obra Da presença das compositoras no samba carioca à trajetória de Teresa Cristina reflete a preocupação com a autoria feminina e, notadamente, é resultado das demandas de um tempo de insurgência e de reconhecimento de uma rítmica e performatividade revigorantes. Surpreendida com o “repertório militante” de Teresa Cristina, a autora retoma os achados de sua pesquisa ancorada na forma de ser/pertencer de uma intelectual orgânica que faz parte do mundo do samba do Rio de Janeiro.

Partindo da consistente estrutura conceitual que remonta a Georg Jellinek e que foi aprimorada e complementada por Robert Alexy, Karina exibe uma síntese competente das principais definições teóricas propostas por essa linha de pesquisa. Valendo-se dessa estrutura conceitual, a autora enfrenta os difíceis problemas da eficácia jurídica dos direitos sociais, com especial atenção à vinculação dos órgãos estatais a tal classe de direitos, os dilemas impostos pelas omissões do Estado em relação aos direitos sociais e as soluções que a doutrina e os tribunais têm proposto e empregado para ajustar a categoria dos direitos sociais aos limites do próprio Direito, como instrumento de realização de fins e objetivos políticos, sociais e econômicos.

Nesse livro, Romulo Salvino busca responder ao instigante questionamento, para isso enfatizando experiências regionais distintas e pouco conhecidas do público em geral – exceção a esse fato são os correios militares instituídos pelo governo do Morgado de Mateus (1765 – 1775) na capitania de São Paulo, com cuja literatura historiográfica o autor dialoga criticamente.

O MDR21 é um complemento ao consolidado Modelo das Duas Rodas (MDR), uma referência já reconhecida para a Gestão da Inovação, especialmente em pequenas e médias empresas. Este livro apresenta uma abordagem inovadora ao integrar a Transformação Digital como parte essencial do desafio da inovação, refletindo as exigências e oportunidades da era atual.
Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!