Para valorizar a produção de imagens que evidenciem a atuação de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) acaba de lançar o concurso fotográfico Lentes acadêmicas, nas categorias Ciências da Vida, Ciências da Natureza e Humanidades.
As fotografias, obtidas por meio de aparelhos celulares ou de câmeras, deverão refletir a diversidade das atividades realizadas no ambiente acadêmico. Os autores das melhores imagens serão premiados com vale-compras, tablets, celulares e notebooks.
O lançamento do concurso se insere nas comemorações do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador e Pesquisadora, celebrado em 8 de julho. “Escolhemos a data para relembrar a relevância de quem pesquisa, produz e transfere conhecimento científico, nas diferentes áreas de conhecimento. Além disso, a iniciativa fortalece o compromisso da Fundep de promover e dar visibilidade às atividades de ciência, pesquisa e extensão desenvolvidas na UFMG”, pontua a coordenadora de Comunicação e Marketing da Fundação, Mariana Conrado.
Categorias
O concurso é dividido em três categorias: Ciências da Vida (Ciências Agrárias e Veterinárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde), Ciências da Natureza (Ciências Exatas e da Terra e Engenharias) e Humanidades (Letras e Artes, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas)
Cada categoria terá três premiações: um vale-compras no valor de R$ 300 para os terceiros colocados, um celular para os segundos colocados e um tablet para os primeiros colocados.
O júri do concurso poderá, ainda, atribuir duas premiações especiais: Apoio Fundep, destinada à imagem que melhor retratar projetos e atividades apoiados pela Fundação, e Diversidade, concedida à fotografia que melhor evidenciar a diversidade da comunidade UFMG, de modo a celebrar a pluralidade de perspectivas, origens e trajetórias presentes no ambiente acadêmico. Os vencedores das premiações especiais receberão notebooks.
A escolha dos premiados será realizada por comissão julgadora multidisciplinar designada pela Presidência da Fundep, constituída por sete integrantes da comunidade acadêmica. Sua composição contemplará as seguintes instâncias da UFMG: Escola de Belas Artes (EBA), Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (DCS/Fafich), Escola de Arquitetura, Diretoria de Divulgação Científica (DDC), Centro de Comunicação (Cedecom), Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade (FRMFA).
As fotografias inscritas serão avaliadas segundo os critérios de impacto visual (capacidade de sensibilizar e surpreender o espectador), originalidade (habilidade criativa e capacidade de expressão), domínio da técnica e estética (cumprimento de requisitos técnicos, como contraste, brilho, saturação, iluminação, e estéticos, a exemplo de equilíbrio, composição e enquadramento) e contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica (potencial para aproximar o público da ciência e tecnologia).
Como participar
As inscrições já estão abertas e se encerrarão no dia 15 de setembro. Podem participar do concurso fotográfico candidatos maiores de 18 anos que sejam estudantes de graduação, pós-graduação, servidores técnico-administrativos, docentes da UFMG e pesquisadores brasileiros ou estrangeiros com vínculo com a Universidade.
Cada participante deve se inscrever por meio de formulário eletrônico no prazo informado pelo edital do concurso. Para concorrer, o candidato deverá, obrigatoriamente, seguir os perfis da Fundep e da UFMG no Instagram.
Fonte: UFMG
Achou interessante? Acesse aqui para ler a matéria original.