Três estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) venceram o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog.
Os vencedores Izabela Morvan da Silveira, de 23 anos, Lucas Daniel de Lima, de 21 anos e Mayala Tereza Fernandes, de 21 anos são cotistas do 6º período. Os acadêmicos tiveram a orientação do professor José Carlos Fernandes.
Eles produziram um documentário sobre um estudo que mostrou aumento na incidência de câncer de mama em agricultoras do sudoeste do Paraná associado ao uso de agrotóxicos em propriedades rurais.
Esta é a terceira vez que acadêmicos da UFPR são premiados, de acordo com o professor José Carlos. Ele citou a importância da universidade pública e da contribuição das intuições à produção de materiais de qualidade por meio do incentivo aos estudantes.
Mulher no campo
Os alunos explicaram que, inicialmente, imaginaram documentar o uso massivo de agrotóxicos no estado. Mudaram de ideia ao conhecerem o estudo produzido pela bioquímica e professora do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Carolina Panis.
Há oito anos a pesquisadora Carolina Panis estuda agrotóxicos na região sudoeste do Paraná e a associação dos produtos ao câncer de mama. Ao cruzar os dados com índices da Agência Internacional do Câncer, o estudo concluiu que pelo menos 542 casos de câncer registrados no período estariam associados à contaminação da água por pelo menos um dos 11 pesticidas.
O resultado da pesquisa foi publicado recentemente na “Environment International“, periódico internacional de artigos relacionados à ciência ambiental e saúde.
Fonte: G1
Achou interessante? Confira a matéria completa acessando aqui.