Resumo da Obra:
No século XIX, a imprensa funcionou como um meio de ocupação da esfera pública e de divulgação de ideias. Os periódicos publicados em várias partes do Império do Brasil se fortaleceram, no período, como mecanismos de intervenção nos negócios políticos e promoveram a participação de variados sujeitos e grupos sociais no debate público. Ao mesmo passo, nos mais variados pontos do território brasileiro, se iniciava o processo de institucionalização das primeiras estruturas de ensino público do Brasil independente. Após a década de 1830, cada uma das províncias brasileiras passou a organizar seus sistemas de instrução pública, instituindo escolas de primeiras letras, liceus, colégios, escolas normais e escolas agrícolas e profissionais. Ato contínuo, o movimento foi acompanhado pela expansão progressiva dos debates e conflitos em torno do tema da educação na sociedade. Um dos mais relevantes veículos dessas discussões era a imprensa periódica e o cenário em que elas transcorriam era, naturalmente, a incipiente esfera pública. Nas últimas décadas, a imprensa periódica vem ganhando destaque nos trabalhos de História da Educação, sendo legitimada como fonte importante para a compreensão dos processos educativos e da formação histórica das políticas educacionais no Brasil. Diante disso, a presente proposta de publicação pretende congregar trabalhos que busquem discutir os mais variados temas relacionados à área, tendo em vista as suas relações com a imprensa e as transformações da esfera pública no Brasil oitocentista. Assim, serão bem vindos trabalhos que versem sobre temas como história da educação feminina, história das políticas educacionais, história das instituições escolares e científicas, métodos de ensino, história do livro e da leitura, cultura escolar, cultura material, sujeitos e grupos sociais na educação, raça e gênero na educação, história das ideias pedagógicas, história da formação docente, imprensa e educação, imprensa pedagógica, dentre outros
Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:
- História da Educação
- História do Brasil Império
- História da imprensa
- História das mulheres
- História do livro e da leitura
- História da infância
- História da família
- História e Culturas Políticas
- História Cultural
- História das ideias pedagógicas
- História das instituições escolares
- História das ciências
- História da formação docente
Organizador:
Doutorando Danilo Araújo Moreira (Lattes)
- Enviar proposta do capítulo em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT.
- Enviar a proposta para o e-mail projetos@editorialpaco.com.br e preencher o formulário de submissão abaixo
- Atenção: informar nome completo do autor principal; telefones para contato; título do capítulo; nome da chamada para a qual está sendo feita a submissão.
- Após o recebimento, nossa equipe entrará em contato para dar sequência aos próximos passos.
- Em caso de dúvidas, veja perguntas frequentes ou fale conosco pelo botão de contato abaixo.
- Após o fechamento da chamada, as propostas serão enviadas para avaliação. Se aprovado, o autor assinará o contrato de edição e fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 3X (Ent. + 30/60 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro.
- Consideramos o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, além da publicação de duas versões da obra: impresso e digital (ebook com ISBN diferente contando com uma nova publicação na produção acadêmica.