Livro “Educação em direitos humanos: fundamentos, experiências e perspectivas contemporâneas” – CHAMADA ABERTA

Educação em direitos humanos: fundamentos, experiências e perspectivas contemporâneas

Resumo da Obra:

A Educação em Direitos Humanos (EDH) assume importante posição e aporte na construção de matizes éticas de respeito e para a formação de uma cidadania ativa comprometida com a democracia. Neste sentido, esta obra pretende reunir pesquisas que problematizem diferentes fundamentos, experiências e perspectivas contemporâneas sobre a educação em direitos humanos. Assim, a proposta sublinha o caráter interdimensional sobre a EDH, buscando ressaltar a reflexão sobre aspectos epistemológicos e práticos da relação educar em direitos humanos. Os aspectos centrais dos estudos deste livro devem contemplar temáticas que tenham como foco: a) a especificidade da educação em direitos humanos, a partir de diferentes matizes teórico-filosóficas; b) experiências em instituições formais e não-formais baseadas na EDH e no respeito à diversidade; c) a agenda educacional e política em torno da EDH nas últimas décadas; d) o recrudescimento de políticas públicas conservadoras, autoritárias e antidemocráticas evidenciando o fascismo no Brasil e com repercussões para a educação e) tensionamentos entre as dimensões ética, político-social e as práticas concretas em direitos humanos; f) a implementação das Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos em diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimentos; g) a implementação de Planos Estaduais e Municipais de EDH; h) os crescentes movimentos conservadores na educação, a exemplo do Movimento Escola Sem Partido, entre outros, e a resistência de diferentes movimentos sociais. Pretende-se, portanto, congregar pesquisadoras(es) que tenham se dedicado em evidenciar, problematizar e produzir conhecimentos sobre a Educação em Direitos Humanos e suas nuances contemporâneas, a partir de abordagens interdisciplinares e críticas, em espaços governamentais e não-governamentais.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:

  • Ciências Humanas e sociais;
  • Interdisciplinar
  • Educação
  • Direito
  • Sociologia
  • Psicologia
  • Artes
  • Filosofia

Organizador:

Dr. Fernando da Silva Cardoso (Lattes)

Como publicar:

  • Enviar proposta do capítulo em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT.
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  • Consideramos o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, além da publicação de duas versões da obra: impresso e digital (ebook com ISBN diferente contando com uma nova publicação na produção acadêmica.

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