Educação e Tecnologias como Comprometimento: Discussões Críticas para Assumir o Compromisso na Cultura Digital

Resumo da Obra:

O desenvolvimento e a expansão das tecnologias digitais têm levado a diferentes discussões sobre sua presença e influência em âmbito educacional. Aliando-se a debates como a superação de uma pedagogia tradicional, conteudista ou bancária, o uso dos recursos tecnológicos na educação tem gerado, de lado, discursos sedutores sobre suas possibilidades relativas à inovação; e, por outro lado, tem levantado críticas atinentes aos percalços como a desigualdade no acesso e o engendramento de uma cultura digital permeada pela crescente desqualificação do trabalho pedagógico. Com o objetivo de superar visões dicotômicas – nem tecnofilia, nem tecnofobia –, propusemos, resgatando discussões da filosofia da técnica, o conceito de comprometimento para apreender as intrincadas relações hodiernas entre educação e tecnologias (VELOSO, 2023). Essa categoria analítica almeja evidenciar que a ação tecnologicamente mediada dá-se num circuito de interações e trocas – tanto materiais quanto simbólicas – envolvendo seres humanos e tecnologias dentro de contextos educacionais diversos. Ao desvelar esse compromisso, resultante de uma superação de outras correntes filosóficas – instrumentalista, determinista e substantivista –, chega-se à proposta crítica de assumir o compromisso como pressuposto para a construção de espaços democráticos de debate que possibilitem, aos sujeitos comprometidos, a tomada de decisões sobre alternativas sócio-técnicas que tragam outras molduras para a realidade histórico-social na educação.

Diante disso, ao resgatar as categorias de análise por nós construídas em ensaio publicado recentemente (VELOSO, 2023), convidamos pesquisadores e pesquisadoras, professores e professoras, que atuam e/ou pesquisam sobre diferentes níveis e contextos educacionais, para contribuírem com análises e reflexões – empíricas ou teóricas – que nos permitam elucidar as relações de compromisso que educação e tecnologias estabelecem na contemporaneidade. Serão selecionados artigos, de diferentes áreas, que se debruçam sobre a análise crítica no que respeita à presença dos recursos tecnológicos em âmbito educacional. As pesquisas e reflexões podem se direcionar a diferentes perspectivas e recortes, abordando experiências e análises em áreas como didática, formação docente, avaliação, metodologias de aprendizagem, gestão educacional, educação inclusiva etc.

O objetivo da coletânea é, ao fim e ao cabo, lançar luzes sobre as relações entre educação e tecnologias visando trazer à baila debates, proposições e análises críticas. Com isso, pretende-se, dentre outros aspectos, superar visões antagônicas somando-se aos esforços recentes de construção de estudos mais conscientes e críticos que demarcam um momento, nas produções científicas da área, de superação das dicotomias contraproducentes.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:

  • Educação;

  • Tecnologia educacional;

  • Inovação pedagógica;

  • Didática;

  • Formação docente;

  • Avaliação;

  • Gestão;

  • Educação inclusiva;

  • Práticas de ensino;

  • Metodologias de aprendizagem;

  • Filosofia da educação;

  • Sociologia da educação.

Organizador:

Braian Garrito Veloso
(Lattes)

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