O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulgou nesta quarta-feira (31/6) o resultado da segunda etapa do processo seletivo do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural 2023. A lista é referente às vagas prioritárias destinadas à ampla concorrência e apresenta os nomes dos candidatos aprovados na fase de Prova e Avaliação de Documentação.
O prazo para os candidatos que desejarem enviar solicitações de esclarecimentos e/ou recursos vai até o dia 1º de junho. As manifestações devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico mestrado.selecao@iphan.gov.br.
Os aprovados seguirão para a terceira etapa da seleção, que consiste em entrevista com as unidades do Iphan para as quais os candidatos se inscreveram. Esta fase será realizada por videoconferência entre os dias 6 e 23 de junho, conforme previsto no edital retificado. Os candidatos classificados receberão comunicação pelo correio eletrônico da Unidade do Iphan para a qual se candidataram para o agendamento da Terceira Etapa.
Neste ano, o Mestrado Profissional do Iphan recebeu 223 inscrições para as 14 vagas direcionadas a alunos bolsistas (10 prioritárias e 4 reservas), maior número de inscritos desde 2017.
O edital oferece vagas principalmente para estados das regiões Norte e Nordeste, contabilizando o maior número de candidatos nos estados do Maranhão (26 inscritos), Ceará (22 inscritos) e Roraima (18 inscritos).
Mestrado Profissional
Com o objetivo de interligar as práticas de preservação nas unidades do Iphan, distribuídas em todo o Brasil, à pesquisa e ao aprendizado teórico-metodológico, o Mestrado Profissional é direcionado a profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento, habilitando-os a atuar no campo do Patrimônio Cultural.
O Centro Lucio Costa (CLC), unidade especial do Iphan responsável por coordenar as atividades do Mestrado Profissional, também atua no campo das ações formativas e pesquisa e no Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio, um Centro de Categoria II, sob os cuidados da Unesco.
Edital do processo seletivo para ampla concorrência 2023
Fonte: Iphan
Mais informações, acesse a matéria original aqui!