Conteúdos Paco,  Serviço

Dia Nacional do Combate à Discriminação Racial

No Dia Nacional do Combate à Discriminação Racial, selecionamos 5 livros imperdíveis que irão ampliar seu conhecimento sobre o tema

O que está por trás do blackface? Pintar a cara de preto é uma forma de esconder ou de desmascarar o racismo que ordenou e ainda ordena o Brasil? Essas são perguntas que atravessam o trabalho da historiadora Lissa Passos. Por meio de um estudo acurado da peça Seccos e Molhados, um sucesso do Teatro de Revista do Rio de Janeiro de 1924, a autora tece uma intricada análise na qual as peripécias vividas pelas personagens nos convidam a mergulhar nas dinâmicas de uma sociedade em que o racismo era travestido de piada, e os rostos brancos eram pintados de preto. Uma pesquisa de fôlego que faz do teatro um espelho do Brasil de então.

COMPRAR

Esta obra atende à demanda de pessoas interessadas no campo de crítica literária afrodescendente., na pesquisa e ensino de temáticas relacionadas à afrodescendência, africanidade, etnia (Lei n° 10.639/2003), gênero, memória, construção de identidades pós-coloniais, como também tem seu propósito de dar mais visibilidade à obra de afro-brasileiros, afrodescendentes e africanos.

COMPRAR

As Cotas para Negros em Universidades e o Princípio da Proporcionalidade são tema relevante à sociedade brasileira e compõem imperiosa necessidade de restaurar os males de Estado no reconhecimento dos direitos humanos. O Estado contemporâneo exige ações em prol de demandas sociais imprescindíveis, permeadas pelo republicanismo, daí a legitimidade desta obra, assentada na redução das desigualdades sociais e impondo seriedade ao tema. Dessa forma, o presente livro traz preceitos basilares e conceituais que permitem ao leitor plena compreensão da adequação do Estado à necessidade de afirmação dos direitos humanos.

COMPRAR

Este livro fornece dados e análises para mostrar exatamente como sensibilidades racistas, muitas vezes lideradas por acadêmicos e líderes políticos, sempre entraram em confronto com os ideais antirracistas e o trabalho político por igualdade racial.

COMPRAR

A obra que o leitor tem nas mãos constitui um vigoroso estudo de duas cidades que compartilharam características econômicas e sociais notáveis na primeira metade do século XIX: Richmond, nos Estados Unidos e Rio de Janeiro, no Brasil. Não são duas cidades quaisquer. Ambas eram portos onde se dava a mais intensa movimentação de mercadorias com origem escravista, o que re¬fletiu-se num elevado crescimento populacional. Além disto, Richmond e o Rio de Janeiro eram centros de gravidade de um espaço econômico muito mais amplo que suas estritas jurisdições. Estas circunstâncias resultaram na formação de uma extensa parcela de escravos urbanos que trabalhavam para empregadores diferentes de seus senhores ou de forma autônoma sem supervisão permanente. Este livro trata como assinala o autor, da “vida econômica dos negros livres em duas cidades que, de forma simultânea, eram iguais e diferentes”. Para além da riqueza das fontes documentais que propiciam análises quantitativas e de conjuntura usuais em estudos desta natureza, o leitor também encontrará uma inovação metodológica que começa a afirmar-se em nossos meios historiográficos: o recurso aos sistemas de informação geográfica. (Ângelo Carrara, professor da UFJF)

COMPRAR

Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *