fbpx

Livro “Desenvolvimento territorial rural e meio ambiente: debates atuais e desafios para o século XXI” – CHAMADA ABERTA

Resumo da Obra:

O tema sugerido para publicação de livro pretende compilar trabalhos que reflitam sobre as políticas públicas de desenvolvimento territorial e desenvolvimento rural, ações de pesquisa que envolvam distintas territorialidades, modos de vida e de trabalho de populações rurais (agroextrativistas, pescadores, ribeirinhos, agricultores familiares camponeses, quilombolas, indígenas etc.), além das complexas e importantes relações entre a sociedade e a natureza e as concepções de inovações sociotécnicas por agricultores, pesquisadores, mediadores e organizações sociais. O livro parte da proposta de evidenciar resultados de investigações, sobretudo, oriundos de áreas temáticas como Educação do Campo e Agroecologia, que fortaleçam o debate concernente ao desenvolvimento territorial rural, suas complexidades e as experiências exitosas, as quais, por vezes, não são socializadas para conhecimento da sociedade de forma ampliada. Refletir acerca do desenvolvimento rural nos territórios, bem como das complexas relações das sociedades e grupos rurais com o meio ambiente, é de suma importância para a proposição de ações públicas inovadoras voltadas para a melhoria das condições de vida no campo. Dessa forma, neste livro, serão aceitos para análise estudos que apresentem discussões variadas que incorporem construtos teóricos como os de desenvolvimento rural, desenvolvimento territorial, políticas públicas, relação sociedade-natureza, inovações sociotécnicas, análises de grupos sociais rurais (econômicas, sociais, culturais, ambientais, educativas, produtivas, políticas etc.). A temática aqui desenvolvida ganha ainda maior relevância e atualidade diante dos acontecimentos ambientais, econômicos, culturais e sociopolíticos que vem ocorrendo no Brasil rural contemporâneo.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:

  • Desenvolvimento Rural
  • Desenvolvimento Territorial
  • Políticas Públicas
  • Inovações Sociotécnicas
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Diversidade de grupos
  • Movimentos sociais rurais

Organizadores:

Dr. Francinei Bentes Tavares (Lattes)

Dra. Monique Medeiro (Lattes)

Dr. Alexandre Augusto Cals e Souza (Lattes)

Como publicar:

  • Enviar proposta do capítulo em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. 
  • Enviar a proposta pelo formulário de submissão. Atenção na escolha da chamada para a qual o capítulo está sendo submetido.
  • Após o recebimento, nossa equipe entrará em contato para dar sequência aos próximos passos.
  • Em caso de dúvidas, veja perguntas frequentes ou fale conosco pelo botão de contato abaixo.  
  • Após o fechamento da chamada, as propostas serão enviadas para avaliação. Se aprovado, o autor asinará o contrato de edição e fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro
  • Consideramos o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, além da publicação de duas versões da obra: impresso e digital (ebook com ISBN diferente contando com uma nova publicação na produção acadêmica.

ENVIE O SEU CAPÍTULO PARA PUBLICAÇÃO NESTA OBRA

VEJA O QUE DIZ ALGUNS DOS NOSSOS AUTORES E ORGANIZADORES SOBRE A PUBLICAÇÃO DE CAPÍTULOS