Livro “Cultura da memória: estratégias e potências no contemporâneo” – CHAMADA ABERTA

Cultura da memória: estratégias e potências no contemporâneo

Resumo da Obra:

O culto ao passado ganha um espaço privilegiado no contexto contemporâneo. Arquitetura, mobiliário, moda, arte, literatura, mídia e experiências de entretenimento parecem ter se rendido ao retrô. Em produtos midiáticos, há novelas, séries, minisséries, filmes, relatos biográficos, autobiográficos e testemunhais, streamings e canais televisivos destinados unicamente a representar e/ou ressignificar diferentes temporalidades, impulsionando grupos de discussão em redes sociais e até mesmo culturas urbanas que investem subjetivações e afetividades nas épocas que mais lhe agradam. Como diagnosticou Andreas Huyssen, parece que há uma obsessão por tudo lembrar e nada esquecer. Ou, como argumenta Hans Ulrich Gumbrecht, são tentativas de presentificar o passado. De um lado, há a avalanche informacional, potencializada pela cultura tecnológica, que impulsiona formas de se relacionar com temporalidades e produzir memória. De outro, a própria memória cultural que se desdobra em diversificadas narrativas e estéticas, como explica Aleida Assmann. As próprias diásporas contemporâneas têm gerado a necessidade de narrativas memoráveis, em vínculos com identidade e tradição, ora frágeis e efêmeros, ora fortes e extremos. Oscilando entre presenteísmo, nostalgia, fatalismo e esperança, tal contexto se tece por meio de potências criativas e articulações complexas entre memórias e esquecimentos, traumas e temores. Neste sentido, estão convidados a participar desta obra autores cujas pesquisas enfoquem a mídia como lugar privilegiado na produção de narrativas memoráveis; representação e produção de sentido memorável nas mídias; memória e materialidade das mídias; narrativas de si e o culto à memória; (re)configurações de lugares de memória; estratégias de resistência; temporalidades e espacialidades da memória; articulações para o direito à memória, ao esquecimento e/ou ao silenciamento; articulações entre memória, política e identidade; memórias oficiais, hegemônicas e contra-hegemônicas; enquadramentos de memória e nostalgia; relações entre memória e consumo; cultura da memória e artes; as diásporas contemporâneas e as construções memoráveis.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:

  • Comunicação e Cultura
  • História
  • Cinema
  • Letras e Literatura
  • Educação
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Antropologia
  • Artes
  • Moda
  • Cultura Visual

Organizadora:

Dra. Éverly Pegoraro (Lattes)

Como publicar:
  • Enviar proposta do capítulo em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT.
  • Enviar a proposta para o e-mail projetos@editorialpaco.com.br e preencher o formulário de submissão abaixo
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  • Consideramos o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, além da publicação de duas versões da obra: impresso e digital (ebook com ISBN diferente contando com uma nova publicação na produção acadêmica.

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