
Resumo da Obra:
O objetivo desta coleção é (1) discutir sobre a formação docente, inicial e continuada, pensada de forma ampliada para o exercício de um trabalho pedagógico tanto escolar como não escolar, levando em consideração o contexto histórico brasileiro e seus desafios sociais; (2) compreender os pretextos utilizados pelos professores, educadores e outros formadores para enfrentar as demandas sociais dentro dos diversos contextos educacionais; e (3) averiguar as formas que a Pedagogia Social e a Educação Social podem contribuir para este panorama de formação educacional brasileiro.
Desta forma, a proposta desta coleção é aconteçam em cinco volumes, a serem organizados ao longo dos 3 anos, a saber:
Volume 1: A formação docente inicial ampliada: conceitos e definições.
Objetivo: Discutir sobre a formação docente inicial pensada a partir de práticas educativas que levem em consideração as questões sociais que atravessam a formação no contexto brasileiro da educação formal, não formal e informal.
Volume 2: A formação docente continuada e ampliada: possibilidades e estratégias.
Objetivo: Refletir sobre as estratégias existentes na prática docente dos profissionais da educação escolar e não escolar como possibilidade de ampliação da intervenção educativa.
Volume 3: A formação de formadores para uma educação ampliada: Experiência universitárias.
Objetivo: Conhecer as experiências realizadas nas instituições formadores de profissionais da educação escolar e não escolar em suas diversas experiências socioeducativas como forma de ampliação da prática educativa para além dos currículos escolares.
Volume 4: A formação docente e a intervenção socioeducacional: Educação Social em espaços escolares e não escolares.
Objetivo: Apresentar práticas educativas realizadas pelas instituições educacionais (escolares e não escolares) que promovem a mudança social dos diversos grupos que a constituem
Volume 5: A formação docente como projeto socioeducacional: formar é ampliar.
Objetivo: Apresentar as pesquisas que mostram práticas educativas que mostrar uma mudança de pensamento na formação do profissional da educação e nas suas relações com os grupos de educandos, principalmente, os estigmatizados dentro do contexto social brasileiro.
Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:
Educação;
Pedagogia;
Pedagogia Social;
Educação Social;
Educação Popular;
Medidas Socioeducativas;
Educação Comunitária;
Animação Sociocultural;
Serviço Social;
Psicologia;
Filosofia;
Antropologia;
Sociologia.
Organizador:
Arthur Vianna Ferreira
(Lattes)
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