Todos os seres humanos filtram informações e interações por meio de sua própria experiência. Confiamos no que nossas mentes nos dizem porque elas estão programadas para processar informações, alertar-nos sobre perigos, advertir-nos e ajudar-nos a interpretar as situações. O problema que surge disso é que às vezes nossas mentes se voltam muito para o negativo, acabam distorcendo o que é percebido e nos convencem a acreditar em informações equivocadas ou duvidosas. Isso nos leva a responder com suposições e preconceitos que criam o que é conhecido como “distorções cognitivas”
Este livro aborda um conceito importante da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) as distorções cognitivas ou erros de pensamento que podem surgir de nossas experiências com os ambientes. No contexto hospitalar, o terapeuta pode levar o paciente, munido de ferramentas terapêuticas, a identificar suas cognições impróprias e focar na realidade como ela é, em relação ao diagnóstico, tratamento e/ou prognóstico. Pode também ajudar a religar algumas das distorções mais arraigadas para melhor corresponder à realidade e ajudar a evitar que continuem sendo construídas, além de encontrar formas adequadas, saudáveis e diferentes de pensar.
As autoras são docentes e supervisoras nas instituições acadêmicas UFAM e UNIVALI e partilham dicas sobre as intervenções nas distorções cognitivas em momentos distintos em uma instituição hospitalar e convidam o leitor a identificá-las orientando a flexibilizar esses pensamentos com uma compreensão mais profunda dos pensamentos automáticos ou distorções na percepção desses pensamentos.
Confira abaixo o livro disponível em nossa Loja Virtual:
As distorções cognitivas também são percebidas como vieses no pensamento que podem indicar fatores de vulnerabilidade. No contexto hospitalar, a Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) pode levar o paciente a identificar suas cognições e emoções, e focar na realidade como ela é, em relação ao diagnóstico e/ou prognóstico. Os pensamentos podem ser distorcidos, equivocados, armadilhas que se relacionam diretamente com as emoções. A previsão de eventos negativos e seus efeitos sobre alterações e ajustes psicológicos tem recebido a atenção da comunidade científica sobre os pacientes em ambiente hospitalar, e para tanto, este livro possibilita as reflexões sobre a atuação do psicólogo neste contexto, com o intuito de ajudar os pacientes a identificar suas distorções cognitivas e encontrar formas coerentes e realista de pensar