A capital do menor estado do Brasil tem sido o destino escolhido por universitários de outros países que buscam uma mobilidade acadêmica. Por meio de parcerias com instituições de ensino superior estrangeiras, a Universidade Tiradentes é uma das instituições locais mais procuradas. A universidade mantém parceria com mais de 60 instituições em países como Espanha, Coreia do Sul e Colômbia. Os alunos internacionais são considerados alunos incoming e vivenciam experiências acadêmicas comuns aos demais estudantes.
No segundo semestre de 2022, a Unit recebeu quatro alunos de diferentes países: Colômbia, Espanha e Portugal. “A parceria é estabelecida através da assinatura de convênio de parceria com a instituição de ensino estrangeira, que prevê, sobretudo, a realização de mobilidades acadêmicas internacionais, com a isenção de taxas para os alunos de ambas instituições. Ou seja, nem o nosso aluno paga taxas ou mensalidades ao ir para a instituição parceira, nem o aluno deles paga taxas ou mensalidade aqui”, explica a analista de mobilidade internacional, Stephanie Donald.
De acordo com a coordenadora de área dos cursos de enfermagem, odontologia e fisioterapia, Msc. Maria da Pureza Santa Rosa, a mobilidade acadêmica é uma oportunidade que beneficia estudantes de ambas as instituições. “É extremamente importante que tenhamos uma troca de experiências de países diferentes, de culturas diferentes, de sistemas de saúde diferentes. Com isso, aprendemos muito um com o outro. Então, trocar com essas pessoas o que vivemos entre esses países é acrescentar aos dois a formação acadêmica”, afirma.
Fonte: 93 Notícias
Gostou? Clique aqui para mais informações.