O comércio exterior é uma das maiores fontes de renda para os países no contexto globalizado em que vivemos. Porém, não se pode dizer que seja algo novo, tendo em vista que na antiguidade já havia um intercâmbio de bens entre as nações. Um bom exemplo disso é a Rota da Seda, uma série de caminhos estabelecidos no século oitavo antes de Cristo, que interligava o Oriente à Europa para comercializar o tecido.
Apesar de no século XVIII não existir tanta tecnologia e facilidade nos meios de transporte e comunicação, foi desenvolvida, nessa época, a teoria econômica clássica, que já argumentava a favor de que os países comercializassem entre si, rompendo as suas próprias fronteiras.
Hoje, muitas obras falam sobre o assunto, explicando os seus mecanismos e estratégias e demonstrando de que forma o mesmo se torna tão importante para o desenvolvimento econômico dos países. O livro Comércio Exterior, da autora Terezinha Damian Antônio, aborda as relações internacionais no comércio a partir de uma perspectiva jurídica, ou seja, quais são os fundamentos do Direito que dão suporte para essa atividade e que a regulamentam.
Apesar de trazer esse ponto de vista, a linguagem da autora é objetiva e vai direto ao assunto, sem rodeios e sem se prender ao famoso “jurisdiquês”. Ela preza, sobretudo, por uma forma de apresentar o conteúdo que seja de fácil assimilação para quem for ler.
O livro não é indicado apenas para estudantes de Direito, é praticamente obrigatório também para os profissionais ou estudantes do segmento de Administração, Marketing, Relações Internacionais e, é claro, Comércio Exterior. Para quem é de outras áreas, mas deseja entender como funciona, a leitura também está mais do que recomendada!
Se você trabalha em uma empresa multinacional, independente da sua função, a obra também ajudará a compreender melhor a importância do seu próprio trabalho e contextualizá-lo em um panorama mais geral e com mais sentido.
De uma forma sintética e sem mistérios, o livro Comércio Exterior explica como funciona a entrada e saída de produtos entre o Brasil e os parceiros comerciais de fora, quais são as leis que regem o comércio exterior, como funcionam os contratos entre países (visto que cada nação tem as suas próprias normas), como as diferenças culturais podem interferir nas negociações, como funcionam as jogadas e estratégias de marketing nesse tipo de atividade e muitos outros temas referentes a esse universo.
Damian consegue tornar esse tema leve e interessante, despertando a curiosidade do leitor. É um livro que retrata de forma brilhante o dinamismo do comércio exterior, combinando direito, marketing, negociações e cultura. Afinal, qualquer comércio é amplo e envolve muitas coisas além da simples compra e venda de um produto ou serviço. Quando esse comércio se dá entre dois países, tudo isso toma uma proporção ainda maior e mais interessante!
Uma leitura que certamente vale muito a pena, especialmente para profissionais que lidam com isso no dia a dia, mas também para quem não é da área e gostaria de conhecê-la um pouco mais.