Antonio Gramsci nasceu na Sardenha, sul da Itália, em 1891. Sua compreensão de muitos temas que discute nos Cadernos do Cárcere parte justamente do prisma de uma Itália meridional, área majoritariamente agrária e considerada atrasada perante o norte industrializado. Desde sua formação na Universidade de Turim até os anos na prisão (de 1926 até 1937, ano de sua morte), passando pelo Partido Comunista Italiano (PCI), Gramsci se debruçou sobre diversos temas no campo da filosofia, literatura, política e história italiana para melhor compreender as relações sociais, e a relação da sociedade com o Estado.
A composição de forças sociais, atreladas ao poder do Estado, só poderia ser compreendida a partir do espaço geográfico e territorial que, embora tenha se colocado como um pano de fundo em seus escritos carcerários, perpassa a maioria dos temas a que Gramsci se propôs a estudar. Gramsci, como afirma E. Said, tinha uma percepção crítica que passava pelas coordenadas geográficas e espaciais. Trata-se, portanto, de uma “teoria em movimento” capaz de trazer à tona as complexidades desiguais e combinadas de um espaço cujas relações sociais e de poder se desenvolvem ali.
Portanto, ao discutir os principais temas que Gramsci se dedicou, como hegemonia, revolução passiva, Risorgimento, Questão Meridional, Americanismo e Fordismo, a história da Itália e dos intelectuais e de tantos outros conceitos discutidos pelo autor sardo, a categoria espacial se coloca como um importante componente histórico, mas também político. Dessa forma, a filosofia da práxis de Gramsci se propõe a revisitar questões filológicas e políticas e também assume sua característica espacial.
Texto de Érika Amusquivar
Achou interessante? Confira abaixo o livro disponível em nosso catálogo sobre o tema:
Gramsci e a geopolítica: um debate sobre poder e território, é uma obra referência a respeito do tema Geopolítica e Relações Internacionais, tendo como principal objetivo divulgar a noção de Geopolítica, a partir da narrativa e reelaboração do tema, pelo olhar do filósofo italiano Antonio Gramsci. Com esta obra, considerando a visão de Estado, poder e território de Gramsci, a autora deseja ilustrar as partes teóricas que se relacionam com o conceito de geografia política ou geopolítica, determinando também a compreensão de espaço e território, explorado por Gramsci.
Acesse nossa Loja Virtual para conhecer mais títulos.