O objetivo desta obra é revelar a construção de uma aula de história comparada: de como EUA e Brasil, por Lincoln e Princesa Isabel, respectivamente, enfretaram o espinhoso tema da escravidão com semelhanças e diferenças. Lincoln se tornou abolicionista no curso da Guerra Civil americana e Isabel passou a ver essa posição como necessária. Esta aula foi aplicada para os alunos do oitavo ano do segmento Fundamental dois, da rede pública do estado do Rio de Janeiro.
A partir da feliz união entre teoria e prática, a obra apresenta uma gama de possibilidades que partem da realidade de jovens da rede pública de ensino com uma abordagem do professor em sala de aula, por meio de uma intervenção de um intelectual no espaço público.
Através da literatura, que mobilizou uma geração, ou seja, um caminho metodológico de uma práxis criativa que nos leva de Fernand Braudel a Carlo Ginzburg, de Edward Said a saga Crepúsculo, em um processo de “aprender-fazer” dialético e dialógico, diversos de certos manuais pedagógicos acadêmicos porque tem o frescor da vivência do mundo das coisas reais.
Confira abaixo o livro disponível em nossa Loja Virtual:
O livro tem como objetivo geral refletir sobre a influência do marxismo-leninismo na arte moderna; e, como objetivos específicos, reconhece que a doutrina artística pela primeira vez se modifica ao enfatizar a nova classe social – o proletariado, bem como analisar a importância da Revolução Russa sobre os artistas que passaram a se inspirar no proletariado e no campesinato registrando, tanto suas vidas, quanto suas dificuldades.