Conteúdos Paco,  Serviço

Bússola da Pedagogia Alternativa

Um livro pode estabelecer diálogo? Acredito que sim. Quando as palavras do(a) Autor(a) me afetam, ocorre um burburinho no meu cérebro trino provocando emoções, pensamentos e hormônios em diversos tons entre: acolher e rejeitar, concordar e discordar, surpreender e inspirar, admirar e repugnar, arrebatar e ficar indiferente etc. O que é isso senão a intersecção entre as minhas ideias e as do(a) Autor(a), com potencial para gerar novas ideias? O que é isso senão um diálogo?  Na Bússola da Pedagogia Alternativa, torno públicas as minhas ideias, contando a vocês o processo de criação dos princípios e da prática, nas Partes que compõem o livro:PARTE 1: Histórico PARTE 2: “Projeto Eu quero aprender”, ilustrada com fotos da realidade vivida na EM de Camburi – LN de SP. Durante a pandemia tornou-se virtual e hoje atende algumas crianças; PARTE 3: “Encontros de DesFORMAÇÃO”; PARTE 4: A Pedagogia Alternativa na ONG Desengarrafando Mentes, em Maresias, LN de SP; PARTE 5: Depoimentos de pessoas com quem compartilhei e compartilho esse caminho diferente do tradicional. Não é Manual de instruções. Isso não existe em Pedagogia. É um convite para inspirar o DIÁLOGO COM TODOS OS ADULTOS RESPONSÁVEIS exercendo Papel Educador na escola, na família e na comunidade, sendo ou não profissionais da Educação. Que nos leve a visitar o processo de aprendizagem que vivemos e convivemos na infância e adolescência, para ATUALIZAR nossos sentires, saberes e fazeres. Assim, cada um(a) torne-se AUTOR(A) de ALTERNATIVAS para atuar hoje no PAPEL EDUCADOR AFETIVO, ressignificando nosso PAPEL DE EDUCADOR APRENDIZ e O PAPEL DOS APRENDIZES NOS DIVERSOS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA E APRENDIZAGEM. É um convite para inspirar o DIÁLOGO COM TODOS OS ADULTOS RESPONSÁVEIS exercendo Papel Educador na escola, na família e na comunidade, sendo ou não profissionais da Educação. Que nos leve a visitar o processo de aprendizagem que vivemos e convivemos na infância e adolescência, para ATUALIZAR nossos sentires, saberes e fazeres. Assim, cada um(a) torne-se AUTOR(A) de ALTERNATIVAS para atuar hoje no PAPEL EDUCADOR AFETIVO, ressignificando nosso PAPEL DE EDUCADOR APRENDIZ e O PAPEL DOS APRENDIZES NOS DIVERSOS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA E APRENDIZAGEM.

Confira abaixo o livro disponível em nossa Loja Virtual:

Refletir sobre nossa responsabilidade no papel de educadores, seja na escola, na família ou na comunidade, significa revisitar os valores e atitudes com os quais convivemos na infância e adolescência para compreender como nos afetam hoje e poder atualizar saberes, sentires e fazeres educativos.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *