Um livro pode estabelecer diálogo? Acredito que sim. Quando as palavras do(a) Autor(a) me afetam, ocorre um burburinho no meu cérebro trino provocando emoções, pensamentos e hormônios em diversos tons entre: acolher e rejeitar, concordar e discordar, surpreender e inspirar, admirar e repugnar, arrebatar e ficar indiferente etc. O que é isso senão a intersecção entre as minhas ideias e as do(a) Autor(a), com potencial para gerar novas ideias? O que é isso senão um diálogo? Na Bússola da Pedagogia Alternativa, torno públicas as minhas ideias, contando a vocês o processo de criação dos princípios e da prática, nas Partes que compõem o livro:PARTE 1: Histórico PARTE 2: “Projeto Eu quero aprender”, ilustrada com fotos da realidade vivida na EM de Camburi – LN de SP. Durante a pandemia tornou-se virtual e hoje atende algumas crianças; PARTE 3: “Encontros de DesFORMAÇÃO”; PARTE 4: A Pedagogia Alternativa na ONG Desengarrafando Mentes, em Maresias, LN de SP; PARTE 5: Depoimentos de pessoas com quem compartilhei e compartilho esse caminho diferente do tradicional. Não é Manual de instruções. Isso não existe em Pedagogia. É um convite para inspirar o DIÁLOGO COM TODOS OS ADULTOS RESPONSÁVEIS exercendo Papel Educador na escola, na família e na comunidade, sendo ou não profissionais da Educação. Que nos leve a visitar o processo de aprendizagem que vivemos e convivemos na infância e adolescência, para ATUALIZAR nossos sentires, saberes e fazeres. Assim, cada um(a) torne-se AUTOR(A) de ALTERNATIVAS para atuar hoje no PAPEL EDUCADOR AFETIVO, ressignificando nosso PAPEL DE EDUCADOR APRENDIZ e O PAPEL DOS APRENDIZES NOS DIVERSOS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA E APRENDIZAGEM. É um convite para inspirar o DIÁLOGO COM TODOS OS ADULTOS RESPONSÁVEIS exercendo Papel Educador na escola, na família e na comunidade, sendo ou não profissionais da Educação. Que nos leve a visitar o processo de aprendizagem que vivemos e convivemos na infância e adolescência, para ATUALIZAR nossos sentires, saberes e fazeres. Assim, cada um(a) torne-se AUTOR(A) de ALTERNATIVAS para atuar hoje no PAPEL EDUCADOR AFETIVO, ressignificando nosso PAPEL DE EDUCADOR APRENDIZ e O PAPEL DOS APRENDIZES NOS DIVERSOS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA E APRENDIZAGEM.
Confira abaixo o livro disponível em nossa Loja Virtual:

Refletir sobre nossa responsabilidade no papel de educadores, seja na escola, na família ou na comunidade, significa revisitar os valores e atitudes com os quais convivemos na infância e adolescência para compreender como nos afetam hoje e poder atualizar saberes, sentires e fazeres educativos.