Alberto Aggio, organizador da obra “50 Anos Do Chile De Allende – Uma Leitura Crítica”, fala sobre sua obra recentemente lançada pela Paco Editorial.
Ao contrário das explicações simplistas, é preciso considerar que Allende se viu diante de alternativas discrepantes a respeito de uma estratégia única que conectasse revolução e democracia. Cinquenta anos depois é hora de abordar o tema de maneira nova. É esse o objetivo desse livro, composto por um conjunto de reflexões realizadas por autores com vasta experiência no trato da história latino-americana. Para além das disputas internas, a via chilena ao socialismo conectava-se às aspirações de toda a esquerda, de Cuba a URSS, passando pelas democracias europeias. No caso da Itália, o fracasso de Allende foi apontado pelo Partido Comunista Italiano (PCI) como uma advertência para a necessidade de pactos de todos os setores democráticos da sociedade.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.