O livro Quando uma luz se apaga e outra se acende: o menino Geydson e a Liberdade Assistida no sertão de Pernambuco, é resultado da minha pesquisa de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Culturas e Identidades na UFRPE/FUNDAJ.
Trazendo uma discussão sobre o Sistema Socioeducativo, o livro tem como protagonista um adolescente que cumpriu medidas socioeducativas no sertão de Pernambuco, que ao ter como metodologia a trajetória de vida, reflete sobre como o sistema socioeducativo marcou sua história e como este pode ser apenas um reprodutor das violências e manutenção do controle dos corpos. O livro tem como técnica de pesquisa cartas pessoais, que foram trocadas entre eu enquanto pesquisadora o Geydson, o protagonista. Este livro é mais que o resultado do ritual acadêmico, ele é também meu olhar sobre o sistema no qual trabalho como Pedagoga há 10 anos.
Em uma sociedade que vem discutindo a redução da maioridade penal, mas que tem suas vagas no sistema socioeducativo definidas por marcadores sociais como cor, raça, escolarização, classe social e tantos outros, defender o direito de adolescentes é defender a prática de medidas não punitivas, de um processo pautado sobretudo na garantia dos direitos
individuais e coletivos. O livro é ainda meu jeito de dizer que não acredito no que o atual sistema socioeducativo propõe, defendo sua abolição, pois ele permanece sendo um lugar onde a violência se faz em escalas cada vez mais sofisticadas
Confira abaixo o livro disponível em nossa Loja Virtual:
Quando uma luz se apaga e outra se acende: o menino Geydson e a Liberdade Assistida do sertão de Pernambuco é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades, da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco, que trata das experiências de adolescentes em conflito com a lei no cumprimento de medidas socioeducativas.
A obra, que está organizada em quatro capítulos, apresenta, a partir das memórias de Geydson, o contexto das medidas socioeducativas cumpridas em municípios do sertão de Pernambuco, refletindo sobre as diversas negligências e descasos presentes em instituições que deveriam promover a socioeducação de adolescentes que estão em conflito com a lei.