O reconhecimento pelo alto nível dos trabalhos e o incentivo à produção científica deram a tônica na cerimônia de entrega da segunda edição do Prêmio UFC, Ciência e Sociedade, ocorrida nesta sexta-feira (25), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. Foram premiados 13 alunos cujos projetos se destacaram nos Encontros Universitários (EU), levando-se em consideração critérios de excelência relevantes para o alcance dos objetivos dos programas acadêmicos de bolsas da Instituição.
O vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, no exercício da Reitoria, classificou a edição dos EU como “uma grande festa da vida e do saber” e disse que a Universidade é o ambiente ideal para um evento dessa importância e magnitude. Segundo ele, a premiação é uma forma de reconhecimento público da importância dos EU.
“Esse evento [Encontros Universitários] é uma das pautas mais importantes da nossa vida acadêmica, então quanto mais você divulgar e estimular um evento dessa natureza no âmbito da Universidade, é extremamente valioso”, disse o vice-reitor.
Relevância para a ciência:
A pró-reitora de Graduação e presidente da Comissão Organizadora dos Encontros Universitários 2022, Profª Ana Paula de Medeiros, disse que esta edição do prêmio recebeu mais de 50 trabalhos de excelente qualidade, tornando a tarefa da comissão julgadora bastante criteriosa no sentido de identificar e premiar as melhores produções.
“São jovens cientistas que fazem um trabalho de grande relevância para a ciência”, disse a pró-reitora, destacando que a validação científica conferida pelo prêmio é importante sobretudo para alunos de graduação, que estão no início da trajetória acadêmica, e também para demonstrar que a Universidade valoriza a ciência.
Homenagens:
Para homenagear todos aqueles que trabalharam nos Encontros Universitários, foi distinguido o servidor Hélio Yuri Araújo Leite, assessor de Tecnologia da Informação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Também foi homenageada pelo trabalho desenvolvido nos Encontros a Profª Simone Borges, pró-reitora-adjunta de Graduação.
Premiados:
A premiação compreende cinco categorias: Pesquisa; Iniciação Científica; Inovação Tecnológica; Ensino; e Extensão. Nelas são contemplados trabalhos das mais diversas áreas do conhecimento, divididas em três grandes campos: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
Trabalhos como o da estudante Geovana Catunda, premiada na categoria Ciências da Vida, com o projeto Trilhas Ecobotânicas, que promove educação ambiental como instrumento de construção da responsabilidade ambiental individual e coletiva. “Estou muito feliz. (…) Agradeço a todos que ao longo de todos esses anos vêm desenvolvendo o projeto para que ele seja o que ele é hoje, algo que tenha impacto ambiental positivo na sociedade”, disse a aluna de Ciências Ambientais.
Fonte: UFC Notícias
Gostou? Clique aqui para mais informações!