Anualmente acadêmicos, professores e pesquisadores da área comunicacional participam dos eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A instituição promove e fomenta a troca de conhecimento e experiências com profissionais que atuam no mercado da comunicação. O evento acontece anualmente em nível regional e nacional, oferecendo premiações aos participantes que se destacaram em pesquisas e ações realizadas nas diversas áreas da comunicação (TV, rádio, jornais, revistas, cinema, produção para web entre outros) nos encontros promovidos pela entidade.
Vários acadêmicos da UFMT foram premiados em nível regional e nacional, mostrando que a universidade por meio de seus professores e alunos, estão realizando pesquisas na área da comunicação de grande relevância, obtendo reconhecimento pelas ações realizadas. Leila Sayuri acadêmica do curso de Cinema e Audiovisual foi vencedora na categoria “Roteiro de filme de não ficção” da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) do INTERCOM nacional.
“A UFMT foi fundamental para a criação deste roteiro, já que adquiri os conhecimentos para realizá-lo durante as aulas da disciplina de Roteiro II” afirmou Leila. Segundo a acadêmica as aulas ministradas foram fundamentais para que ela pudesse obter um aprendizado e começar a escrever o projeto, que abordou a questão do preconceito racial com pessoas amarelas no Brasil. “Nós lidamos com o racismo diariamente, seja por falas e apelidos inconvenientes, seja pelos estereótipos atrelados a nós em inúmeros aspectos das nossas vidas. Tudo isso influencia muito em como estamos inseridos na sociedade, por isso decidi escrever o roteiro para retratar a vivência de pessoas amarelas no Brasil” destacou a acadêmica.
Andrelina Bráz acadêmica do curso de Jornalismo representou a sua turma no INTERCOM regional com a Revista FUZUÊ, na qual fora vencedora. Segundo ela, vencer a etapa regional e participar da nacional foi algo significativo para a turma do 4 semestre, ter esse reconhecimento proporcionou um incentivo ainda maior em dar continuidade nas produções do curso. O apoio dos professores foi fundamental para a realização do produto final, principalmente por ter sido realizado no período do ensino remoto devido a pandemia da covid-19.
Compromisso com o ensino e pesquisa
Rogério Junior acadêmico do curso de jornalismo relata a importância da UFMT no processo de aprendizado, segundo ele “a universidade é importante para abrir esses espaços nos quais a gente, enquanto estudante, pode se desenvolver e aprimorar nossas capacidades, mesmo sem tantos recursos”.
O acadêmico apresentou no EXPOCOM nacional uma grande reportagem, assinada com seu colega de turma Thiago Novaes. A reportagem contou a história da Cleomair Oliveira – chamada de Cléo que descobriu o talento artístico dentro da penitenciária Ana Maria do Couto May. A reportagem mostrou todas as dificuldades que Cléo enfrentou estando reclusa na penitenciária e como a Arte resgatou ela novamente para o convívio social.
Fonte: UFMT
Achou interessante? Clique no link para saber mais.