A comunicação é um campo abrangente e, à medida que o tempo passa, novas práticas são integradas a ela, visando à ampliação de conceitos no meio organizacional, dentre os quais está o da sustentabilidade. É nesta linha de pesquisa, com entrevistas de especialistas e gestores, referências bibliográficas amplamente fundamentadas e apoio de coordenadores ligados aos cursos de faculdades e universidades que ofertam Relações Públicas no estado de São Paulo, que Pedro Ulsen fundamentou a importante obra O Perfil do Gestor de Comunicação – Como Gerar Impacto e Promover a Sustentabilidade.
São 208 páginas que trazem uma reflexão sobre como se dão os processos comunicacionais históricos até chegarmos nos dias de hoje – em que a responsabilidade da organização empresarial se dá de forma cada vez mais ativa. A obra redundou no que podemos chamar de modelo ideal de perfil para um administrador da comunicação interna, baseado em pressupostos desta área de conhecimento, como a ética. Ulsen emprega uma linguagem didática para representar a sua pesquisa, tornando a obra acessível a qualquer segmento empresarial, sendo necessária para administradores e comunicadores que buscam soluções internas em um mundo cada vez mais competitivo.
O ápice do livro é trazer uma discussão que, por mais necessária que se faça nos dias atuais, ainda é restrita na literatura científica brasileira: a sustentabilidade. Não obstante o que o título da obra nos indica, Ulsen vai além e mostra como efetivamente as organizações privadas, públicas e do terceiro setor devem atender às demandas da sociedade que cada vez mais busca compromisso de empresas e órgãos com práticas sustentáveis através das suas ações. E é aí que entra a grande jogada do autor: mostrar que a comunicação é uma das ferramentas mais efetivas para aplicar práticas sustentáveis no ambiente interno – em resposta às demandas externas.
Neste ponto, o papel e perfil do profissional da comunicação entram em cena: qual é a atribuição, papel e tendências para que o gestor efetive essa prática? A resposta, clara e objetiva, está ao longo dos seis capítulos, divididos por temática. Primeiro, Ulsen apresenta noções da comunicação organizacional para, em seguida, falar sobre a sustentabilidade. Aplicando os dois conceitos que nortearão a obra, as práticas e teorias da pesquisa do autor começam a ganhar os traços na convergência entre ambos, reservados em um capítulo especial. A obra discorre sobre o perfil do gestor, concluindo com opiniões de especialistas e entrevistas dos gestores sobre comunicação e sustentabilidade.
Trata-se de um livro que vem para mudar alguns conceitos e trazer luz ao debate sobre estruturas organizacionais e métodos sociais, econômicos e ambientais em virtude da proteção do planeta. A obra foi realizada por um mestre em Jornalismo Literário, com ampla experiência em campo, produzindo reportagens e sempre muito ligado ao meio acadêmico – o que resultou em O Perfil do Gestor de Comunicação – Como Gerar Impacto e Promover a Sustentabilidade, advindo da dissertação de mestrado de Pedro Ulsen na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Um livro de cabeceira para gestores e profissionais da comunicação interna de organizações que, cada vez mais, veem a necessidade de encontrar literatura sobre práticas sustentáveis.
Um comentário
Lídia Sá
Trabalho primoroso desenvolvido pelo pesquisador Pedro Ulsen.
Parabéns.