Conteúdos Paco,  Serviço

7 de Setembro

Para celebrar o dia 7 de Setembro, confira 05 obras que separamos sobre a história do Brasil

A independência do Brasil em foco: história, cultura e construção, é uma análise sobre o processo de independência ocorrido no Brasil, assim como a complexidade desse acontecimento, baseando-se na influência e poder das antigas províncias que se constituíram no período do Oitocentos. Desse modo, a análise presente nesta obra, busca entender o processo de formação do Estado Nacional, considerando enfoques como cultura, política, meio ambiente, entre outras coisas.

COMPRAR

Os processos de independência das nações modernas são temas de investigaçãoespecialmente complexos. Dado o interesse que despertaram ao longo do tempo, sobre estes fenômenos se forma uma densa teia de memória e esquecimento capaz de nublar a visão do historiador. Em vez de produzir novas perspectivas de análise, o intérprete corre o risco de sucumbir à força da memória cristalizada em certas abordagens. Luana Melo e Silva enfrenta com coragem este problema investigando a trajetória de um homem público em grande medida esquecido, mas que teve papel essencial na organização da participação popular no movimento constitucional nas ruas do Rio de Janeiro. (Luisa Rauter Pereira – Professora adjunta do Departamento de História da Ufop)

COMPRAR

A ideia de República no Império do Brasil: Rio de Janeiro e Pernambuco (1824-1834) é um livro de referência obrigatória devido à crítica fundamentada que realiza a tradições historiográficas cristalizadas e pelos caminhos interpretativos que trilha na semântica histórica como campo de investigação das ideias políticas no Brasil. Para compreender a polissemia do termo “República”, a autora discute conceitos como federalismo, separatismo e América. A pesquisa é situada no Primeiro Reinado e Período Regencial, momentos cruciais para as (in)definições de uma sociedade nacional brasileira. Não por acaso, a presente obra tem como chão histórico Rio de Janeiro e Pernambuco no período pós-Independência: nação e civilização emergem destas páginas não como ponto de chegada, conclusão confortável, mas ponto de partida para se compreender as complexidades e mistérios da pátria nação e seus desafios que não nos deixam descansar no alvorecer do século XXI. Marco Morel, historiador, pesquisador do CNPq e professor do Departamento de História da UERJ

COMPRAR

A Revolução do Haiti e o Brasil escravista – o que não deve ser dito trata de repercussões da Revolução Haitiana (1791 – 1825) no Brasil (1800 – 1840) colonial e imperial. Antirracismo, crítica à escravidão e afirmação das soberanias nacional e popular são o pano de fundo da narrativa: fios de uma trama que interliga protagonistas brasileiros (na época do processo de Independência) à ilha rebelde no Caribe. O historiador Marco Morel levou 15 anos elaborando o livro que inicia com uma síntese daquele evento, do qual resultaram: o único Estado nacional oriundo de uma insurreição de escravos no mundo; e, nas Américas, o primeiro país a abolir a escravatura e a segunda proclamação de Independência. Apesar dainvisibilidade construída, tais episódios e seus personagens eram bem conhecidos entre as elites letradas – e além delas. Os ecos dos acontecimentos constituíram “fantasmas” mas encontraram, também, recepção favorável no Brasil entre setores diversos da sociedade. O silêncio do passado é eloquente. De impensável, o acolhimento da Revolução do Haiti tornou-se inaceitável, não-dito.

COMPRAR

A questão da Identidade Nacional Brasileira sempre foi tema de grandes debates e indagações dentro de nossa historiografia, e até hoje é o centro dos estudos de uma série de pesquisadores, espalhados por todo o país, que buscam compreender como um país de dimensões continentais e realidades culturais bastante diversas, como é o caso do Brasil, encara essa questão. Desta maneira, a coletânea Identidade Nacional Brasileira: história e historiografia reuniu estudos de uma série de autores que tentam nos ajudar a compreender melhor essa questão tão complexa, incompleta e inconclusa que é a Identidade Nacional Brasileira na história e historiografia do nosso país.

COMPRAR

Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *