Confira hoje 5 motivos para ler a obra “Fotodrama: Um Estudo Psicológico”, do autor Hugo Münsterberg e tradução de Yves São Paulo.
1.
FOTODRAMA: UM ESTUDO PSICOLÓGICO, de Hugo Munsterberg foi o primeiro tratado inteiramente dedicado ao cinema na história;
2.
Pela primeira vez chega ao público brasileiro em sua completude;
3.
Munsterberg observa como o filme se constitui como uma extensão da mente humana, utilizando formas mentais como padrões de expressão das histórias;
4.
Há uma discussão sobre o que faz uma mídia ser arte e o que faz do cinema uma arte;
5.
Discussão sobre a ética da representação cinematográfica e as influências destas obras que dialogam tão plenamente com a mente do espectador sobre a concepção de certo e errado de membros mais vulneráveis da audiência.
Confira abaixo o livro disponível em nossa Loja Virtual:
Fotodrama, um estudo psicológico é considerado como o primeiro tratado inteiramente dedicado ao cinema. Hugo Munsterberg defende que o cinema seja uma arte, dividindo seu argumento em duas partes: primeiro é feito um estudo psicológico, no qual expõe a leitura de que o filme funciona como uma espécie de extensão da mente humana, externando o que antes somente seria atos de ordem mental. Em seguida, desenvolve um argumento estético sobre a arte do filme, mostrando suas diferenças do teatro e revelando que, tal como as demais artes, o cinema também possui uma finalidade em si. Para além da discussão central, o texto de Munsterberg surge ao leitor contemporâneo como uma curiosidade histórica de uma personagem muito bem posicionada e capaz de comentar a respeito de filmes nos seus primórdios e com raras documentações disponíveis ao grande público interessado por cinema, fornecendo uma visão sobre o cinema antes do nascimento de Hollywood.