Conheça 5 livros fundamentais sobre Economia que estão no catálogo da Paco.
“Economia da natureza”, concepção segundo a qual existe uma ordem na natureza, foi um dos conceitos estruturantes do domínio da História Natural no pensamento das Luzes. Este livro examina o uso desse conceito por autores ilustrados portugueses e luso-americanos. O estudo da natureza foi pensado tanto para atender a finalidades religiosas (Teologia Natural) quanto para a busca do conhecimento das utilidades – sobretudo econômicas – que poderia oferecer ao homem. Na segunda metade do século XVIII, a História Natural foi concebida como saber estratégico pelo Estado português, que incentivou a pesquisa naturalística no sentido utilitário.
A obra Economia e finanças internacionais de Bretton Woods à globalização financeira e depois, traz em seu conteúdo uma análise com rico embasamento teórico e histórico, feito por pesquisadores dos departamentos de pós-graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de contar com a colaboração de pesquisadores de outros institutos de pesquisa. O objetivo é discutir e analisar os principais aspectos da economia e consequentemente das finanças internacionais, considerando contextos históricos, como o famoso acordo de Bretton Woods, acontecimento que moldou as características monetárias internacionais, e também contextos políticos, pensando na realidade dos países subdesenvolvidos e de sua economia, considerando estratégias, reformas necessárias e novas tendências para a estabilidade da economia mundial.
A obra utiliza os eventos Rio 92 e Rio+20 como pano de fundo para analisar como o contexto social, político e econômico nacional e internacional influenciaram a governança ambiental no país. O livro aborda diferentes processos socioambientais, com destaque para os discursos e as práticas que tratam do uso de recursos naturais no Brasil.
Com isso, o livro reúne textos de autores de distintas correntes teóricas em busca da análise da Geografia Econômica do território, no início do século XXI. Por conseguinte, a obra é indicada a todas as pessoas que quiserem se informar acerca das mudanças e dinâmicas recentes da economia, seja a partir da leitura dos fluxos financeiros e de capitais, seja por meio da compreensão da psicologia econômica e da análise do desenvolvimento econômico e regional, no campo e na cidade por meio de uma leitura plural e sólida da realidade.
O leitor tem em suas mãos uma obra atual sobre o sistema tributário brasileiro, a partir da fundamentação teórica do Valor e do Fundo Público à luz da crítica da economia política. O moderno sistema tributário é o resultado da luta de classes, do modo de articulação do Estado com o mercado mundial e da subordinação do fundo público ao processo de valorização do capital e das relações entre capital e trabalho de cada país. O livro revela como a estrutura tributária do Brasil demonstra o caráter subordinado e dependente das classes dominantes, que historicamente estão associadas aos polos hegemônicos do imperialismo, com exploração exacerbada da força de trabalho e com a exclusão da participação popular das decisões políticas e econômicas da nação.
Gostou? Clique no site de nossa Loja Virtual para mais títulos!