A Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) e a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverão, às 8h do dia 16 de setembro, um Workshop sobre bem-estar e produtividade direcionado a acadêmicos que integram o Movimento de Empresas Juniores (MEJ) da UFPB.
O evento acontecerá no Auditório da Reitoria, no campus I da UFPB. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos da UFPB – SigEventos, até o dia 14 de setembro. Aos inscritos até o dia 1º de setembro, haverá sorteio de livros voltados à temática.
Para ter a sua inscrição validada, o participante deverá responder a um questionário, disponível por meio do link: https://forms.gle/8eKD5QR4XxcPTUX87. O formulário faz parte de uma pesquisa que busca investigar o bem-estar psicológico de acadêmicos empreendedores no ambiente laboral e compõe a tese de doutorado do palestrante Pablo Aquino – psicólogo atuante na Prape, na Universidade do Algarve, em Portugal. Quanto aos participantes da pesquisa, a identificação é de caráter confidencial.
O workshop objetiva promover para os jovens talentos a compreensão e importância do sentido de vida para o bem-estar psicológico e, como explica o psicólogo Pablo Aquino, o debate sobre o tema surgiu da necessidade de trabalhar os enfrentamentos que o estudante empreendedor vivencia tanto em suas atividades acadêmicas quanto nas laborativas.
“O volume de casos em que trabalhadores desenvolvem patologias relacionadas à falta de sentido em suas atividades laborais tem sido bastante elevado. Por isso estamos preocupados em apresentar ao acadêmico – o futuro profissional – a importância da busca de sentido de vida para o bem-estar psicológico no trabalho”, disse.
Segundo o psicólogo, a escolha de focar nas EJs se deu pelo fato de os acadêmicos já estarem vivenciando uma realidade organizacional. Segundo ele, mesmo que a realidade seja simulada, as obrigações, práticas e vivência sistêmica acontecem.
“A preocupação se estende à gestão organizacional porque há o entendimento que as organizações são também entes que se relacionam com suas partes – trabalhadores, setores, patrocinadores e etc. Dessa forma, apostamos que uma gestão também preocupada com o sentido de sua vida e de seus componentes é a chave para atingir os objetivos de uma forma mais saudável”, ressaltou Pablo Aquino.
O Pró-reitor da Prape, Prof. Alfredo Rangel, comentou sobre a relevância da ação conjunta com a Proex: “É extremamente importante que os estudantes sejam estimulados a manusear ferramentas relacionadas ao mercado de trabalho e a se familiarizar com outras questões importantes, isso potencializa as atividades acadêmicas e diminui a situação de eventual vulnerabilidade socioeconômica em que se encontram”, explicou o Prof Alfredo.
Fonte: UFPB
Para saber mais, clique no link!