Já se passaram mais de dois anos desde os primeiros casos registrados de Covid-19. Incertezas, crise, perdas e ansiedades são algumas das palavras que compõem o léxico afetivo que nos permite interpretar a pandemia de Covid-19 como um episódio histórico do século XXI. Isso nos leva a refletir sobre a urgência de compreendermos a pandemia em perspectiva histórica: é por meio desta que iremos compreender seus impactos econômicos e sociais e seus desdobramentos políticos. É urgente que ampliemos os horizontes e adicionemos ao nosso vocabulário pandêmico palavras como esperança e reconstrução.
No campo da Educação, são bem conhecidos os desdobramentos da ineficiência pública no combate à pandemia de Covid-19 sobre a Educação. Professores e professoras se dedicaram com afinco para contornar a adoção atabalhoada de recursos digitais na Educação e seguem apreensivos sobre os impactos da pandemia sobre uma geração de estudantes. Mas muito foi feito e merece ser celebrado.
O problema do “distanciamento histórico” é objeto de longa discussão no campo da História. Desta vez, porém, a disciplina História viu-se afetada pela imposição de um distanciamento social que afastou professores e alunos. Discussões sobre a História Pública, a História Digital e a aprendizagem em rede, bem como os relatos de experiência em realidades diversas, como escolas estaduais e municipais e universidades, são alguns exemplos dos caminhos encontrados pela comunidade de historiadores e historiadoras para refletir sobre os rumos do ensino de História hoje. Esta coletânea apresenta algumas destas produções. Ao mesmo tempo, este livro é, ele próprio, uma produção cara a estes tempos pandêmicos, onde decidiu-se enfrentar os desafios de uma reflexão histórica sobre o Tempo Presente.
Confira abaixo a obra disponível no catálogo da Paco Editorial:
Tempos remotos: ensino de história e a pandemia do Covid-19, traz a partir da reunião de diferentes textos, uma importante reflexão a respeito das experiências com o ensino de história no período da pandemia da Covid-19. Os organizadores buscam a partir dos textos dispostos na obra, contribuições e reflexões de professores que dividiram suas trajetórias e vivências com o ensino remoto em tempos de pandemia, buscando respaldo teórico sobre o assunto, além de destrinchar os desafios encontrados por professores, alunos e também para as instituições públicas de ensino, tanto no processo de adaptação ao ensino remoto, quanto a readaptação.
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