O uso de “senão” e “se não” deixa muitas dúvidas. Apesar de serem pronunciadas igualmente, essas expressões contam com sentido totalmente diferente quando estamos falando da escrita.
E para te ajudar a identificar quando deve ser usada cada uma delas, preparamos estas dicas que vão te ajudar a não errar mais quando for usá-las em sua escrita.
Substituição ajuda a identificar as diferenças
A maneira mais simples de conseguir descobrir o uso de “senão” e “se não” é fazendo sua substituição por sinônimos. Existem palavras que se encaixam perfeitamente no lugar delas, e dessa forma, é possível descobrir qual deve ser usada em cada frase.
Quando é possível substituir a expressão por “do contrário”, é sinal de que a palavra a ser escolhida é o “senão”. Na frase “faça isso, senão você apanha”, a expressão tem o mesmo sentido de “do contrário”, mostrando que a substituição funciona muito bem.
Já no caso de “se não”, a substituição acontece pela expressão “caso não”. Na frase “se não for rápido, vai acabar se atrasando”, ao realizar a substituição, podemos notar que a frase continua com sentido completo, sem nenhum erro de concordância.
Outros pontos para ficar atento com o “senão”
Além da substituição que já falamos, a palavra “senão” precisa de um pouco mais de atenção. Em alguns casos, ela também pode aparecer como sinônimo de outras palavras, que precisam ser conhecidas por quem não quer errar em um teste.
As expressões “mas”, “exceto”, “a não ser”, “defeito”, “problema” e “falha” podem ser apresentadas como sinônimo de “senão”. Por isso, não limite esse termo como sinônimo de “do contrário”, pois acaba sendo mais amplo do que isso.
A boa notícia é que essas são as únicas regras a serem aprendidas sobre as duas expressões. No caso de “se não”, o único sinônimo é o “caso não”, já apresentado em nosso artigo, sendo uma expressão mais simples de ser classificada por conta disso.
Exemplos de ambos os termos
Pode parecer complicado aprender o uso de “senão” e “se não”, porém, ao gravar que o segundo caso pode ser substituído por “caso não”, fica fácil. Todas as alternativas acabam sobrando para que a expressão “senão” seja utilizada.
Para te ajudar a fixar ainda mais esse conteúdo, confira abaixo alguns exemplos de como se utilizar essas expressões corretamente:
- ela não escolheu nem rosa nem vermelho, senão verde (como sinônimo de “mas”);
- ele se acidentou no caminho, senão teria ido à nossa festa (como sinônimo de “do contrário”);
- Fábio é até simpático, mesmo com aquele senão (como sinônimo de problema);
- eu até vou tentar chegar no horário, mas se não conseguir, te aviso antes (como sinônimo de “caso não”).
Como vimos, pode parecer confuso em um primeiro momento, porém, a diferença entre as duas expressões é muito simples de ser notada. Ao exercitar isso, torna-se ainda mais fácil para quem vai escrever se adaptar a isso.
No mais, nosso artigo fica por aqui, e esperamos ter acabado com todas as suas dúvidas sobre o uso dessas expressões. Para conferir mais conteúdo qualificado sobre a gramática portuguesa, não deixe de visitar outros posts do nosso blog!