O Comitê Gestor do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap), com o apoio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), tornou público o Edital 01/2022 para a realização do Exame Nacional de Acesso deste ano.
As 391 vagas que foram disponibilizadas serão distribuídas em 20 Instituições de Ensino Superior (IFEs), nas seguintes categorias: convênio; servidores das IFEs; e demanda social.
Para as vagas destinadas a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), quatro são para servidores e quatro para demanda social.
Para se inscrever é necessário ter graduação em qualquer curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) até a data da matrícula e ter realizado o teste da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (Anpad). O valor da inscrição é de R$ 200,00 e a inscrição irá até o dia 4 de março de 2023, devendo ser realizada no site do Profiap
O processo seletivo utilizará o resultado do Teste Anpad, sendo aceitos os resultados das edições de julho e outubro de 2020; março, setembro e novembro de 2021; e fevereiro de 2022. Serão aceitas as orientações Acadêmica e Profissional do Teste ANPAD, sem diferenciação da pontuação.
Em caso de empate na pontuação global do Teste Anpad o critério de desempate será, pela ordem: maior pontuação na prova de Interpretação de Textos em Língua Portuguesa; maior pontuação na prova de Métodos de Mensuração e Análise de Dados (orientação profissional) ou Raciocínio Lógico-Quantitativo (orientação acadêmica); maior pontuação na prova de Interpretação de Textos em Língua Inglesa; maior idade.
O que é Profiap?
O Profiap é um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração Pública, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC. Destina-se a formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupados com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade.
Para o vice-coordenador do Profiap/UFJF, Virgílio Oliveira, o curso é uma excelente oportunidade de formação, pois concilia o rigor acadêmico da modalidade stricto sensu com a possibilidade de aplicação dos resultados das pesquisas em organizações públicas e públicas não estatais. Em paralelo “como as mestrandas e os mestrandos estão inseridos em contextos organizacionais, todos se beneficiam das experiências plurais compartilhadas, tanto no período de disciplinas quanto na etapa posterior, que envolve a elaboração das dissertações”. Desde 2014, o programa já disponibilizou 2.084 vagas nas cinco regiões do Brasil. A interiorização da pós-graduação stricto sensu, fortemente concentrada nas capitais estaduais, é outro grande mérito da rede Profiap.
Fonte: UFJF notícias
Achou interessante? Clique aqui para mais informações!