
Resumo da Obra:
Na perspectiva de uma bibliodiversidade na produção de livros nacionais e estrangeiros, a literatura infantil e juvenil, em seus múltiplos gêneros literários, no contato com o leitor, seja criança, seja adolescente, carrega em si histórias que constituem o sujeito sócio-histórico nas mais diversas miradas, considerando as possíveis realidades distintas, a visibilidade às diferenças individuais, as relações sociais heterogêneas e o viver em coletivo. Metaforicamente, a literatura cultiva os leitores e os leitores cultivam a literatura, num jogo recíproco e imersivo, em que fantasias, sonhos, esperanças e reflexões vão crescer com eles, fazendo-os ascender à condição de sujeitos mais conscientes, livres e plurais no processo civilizatório e democrático das sociedades. Assim, a experiência literária das crianças e dos jovens propicia semeaduras que, por vezes, repercutem na sua vivência atual e vindoura de leituras do mundo, tornando-os despertos aos sentimentos que o mundo da leitura expande. Nos horizontes das histórias clássicas às contemporâneas do século XXI, das formas simples/singulares/instigantes e linguagens criativas/atrativas, dos modos plurais de ler, dos reflexos de ser, sentir e agir no plano narrativo, os leitores dessas modalidades literárias vão construindo, numa ação perene ou interrupta, um repertório estético, ético, linguístico, cultural e afetivo para experiências mais emancipatórias na travessia da infância e na representação das culturas juvenis, em face do encontro dos seus imaginários com o dos(as) escritores(as), ilustradores(as) e designers. O tema sugerido para esta chamada de publicação de capítulo propõe reunir estudos de reflexões teóricas, críticas e analíticas acerca de obras literárias infantis e juvenis, consideradas emancipatórias (Zilberman, 1984), as quais estabelecem comunicabilidade com o jovem leitor, promovendo sua reflexão e revisão de conceitos prévios, com consequente ampliação de seus horizontes de expectativa. Isso abrange uma perspectiva revolucionária e sustentável sobre a relação da diversidade humana com as representações do mundo, focada na percepção, no olhar, no pensar, no fazer e refazer, aspectos intrínsecos às formas de ler, criticar e recepcionar o livro literário.
Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:
• Literatura Infantil e Juvenil;
• Literatura infantil clássica e contemporânea;
• Literatura juvenil clássica e contemporânea;
• Teoria e Crítica literária;
• Diversidade de gêneros literários;
• Materialidades na literatura;
• Coleções e séries na literatura infantil e juvenil;
• Relação texto e imagem;
• Linguagem visual;
• Literatura e sociedade;
• Literatura para bebês;
• Literatura e infância;
• Romance de formação;
• Representação da leitura na literatura;
• Formação do leitor literário;
• Leitura literária;
• Contação de histórias.
Organizador:
Dheiky do Rêgo Monteiro Rocha
(Lattes)
Maria do Socorro Rios Magalhães
(Lattes)
Eliane Galvão
(Lattes)
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