Você já parou para pensar que a sequência clássica da interação professor-aluno na sala de aula costuma seguir um padrão? E que esse padrão se caracteriza geralmente por uma pergunta dirigida pelo professor a um aluno; seguida de uma resposta dada pelo aluno e encerrada com uma avaliação feita pelo professor? Tal padrão (iniciação – resposta- avaliação) é chamado de IRA pelos estudos de interação. Contudo, o fato dessa sequência ser a mais frequente não significa que ela seja a mais adequada, pelo menos não em todos os contextos. Na aula de línguas, por exemplo, é fundamental a participação dos estudantes. Logo, não haveria outras sequências que pudessem promover essa participação de maneira mais democrática? Sendo assim, este livro, que tem base em meus estudos sobre interação e em minha prática de professor de língua espanhola, procura destacar atitudes do professor de línguas e de seu planejamento que possam qualificar a participação dos estudantes, incentivando a colaboração e a aprendizagem conjunta em sala de aula. Todos os movimentos interacionais a serem trazidos no livro partem da ideia de ensino socioculturalmente contextualizado de espanhol. Você já ouviu falar disso?
Texto de Hugo Jesús Correa Retamar
Confira abaixo o livro de Hugo Jesús, disponível no catálogo de nossa Loja Virtual:
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Língua espanhola, Pesquisa, Ensino Médio e contextualização sociocultural: por que e para quem? Tem como tema principal o estudo de línguas, busca apresentar aos leitores uma reflexão-crítica, considerando a qualificação e participação dos professores de língua espanhola, de maneira que estimulem a participação e interação dos alunos, desenvolvendo um aprendizado colaborativo, de modo que o aluno e professor possam trazer a sala de aula suas experiências e referências socioculturais, colaborando no processo de aprendizagem de línguas.
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