fbpx
[BLOG] SÉRIE PROFISSÃO PROFESSOR: Ensinar Odontologia.
Artigos

Ensinar Odontologia

Como bem sabemos, os dentistas garantem um papel importante para a sociedade, já que quando se trata da higiene bucal, não estamos apenas nos referindo somente a vaidade.

Sabemos que diversas doenças podem ser ocasionadas pela falta de um tratamento adequado e, nesse ponto, lecionar conteúdos odontológicos oferece um papel muito importante para a sociedade.

Quer saber como? Então, leia o post até o final e saiba por que ensinar odontologia é de suma importância, tanto para o meio acadêmico quanto para fora dele.

Odontologia: seu conceito e funções

Antes de tudo, podemos entender que a odontologia nada mais é do que uma ciência que realiza estudos e trata doenças relacionadas ao aparelho estomatognático, que é uma área formada pela cavidade bucal, rosto e pescoço. Conceitos estéticos, tanto faciais quanto bucais podem ser administrados pelo odontólogo, ou dentista, popularmente conhecido.

Em geral, os dentistas oferecem diversos serviços, por exemplo:

– Tratamento de dentes, gengivas, lábios e até mesmo bochechas;

– Realização de radiografias para buscar diagnósticos e elaborar o tratamento mais adequado;

– Dieta alimentar em decorrência de um tratamento bucal específico;

– Aplicação de flúor em consultórios, escolas e eventos sociais;

– Remoção de partes deterioradas de dentes, além da aplicação de anestesias e a construção de próteses e pontes.

Além disso, há diversas especializações, como é o caso da periodontia, odontopediatria, implantodontia, entre muitos outros.

Por que ensinar Odontologia?

Antes de tudo, sabemos que o papel do professor na formação dos futuros alunos vai muito além de uma relação acadêmica. Ensinar odontologia é crucial para o processo de ensino e aprendizagem, já que o ato de ensinar designa a transmissão de experiências e conhecimentos técnicos.

Além disso, o papel do professor ao ensinar odontologia é, também, orientar os alunos e tirar todas as dúvidas pertinentes, ou seja, torná-los preparados para o mercado de trabalho.

Contudo, é interessante ressaltar que o trabalho docente é uma atividade importante e, principalmente, predefinida fora dos colégios, pois infere que a educação está presente unicamente para resolver as demandas de uma sociedade. Com isso, a forma como a odontologia é ensinada carrega consigo os princípios demandados por uma população.

Em diversas ocasiões, a forma em que os professores ensinam odontologia podem estar ligadas, muitas vezes, as suas próprias experiências de mercado do que propriamente aos conceitos baseados em livros. Isso só deixa claro a devida importância da conversa acadêmica e não somente da prática constante de aprender somente pelos livros.

Vantagens ao ensinar Odontologia aos alunos

1. Experiências fundamentadas

Conforme dito, é crucial carregar uma bagagem teórica para saber conduzir processos e resolver os problemas propostos. Porém, muito mais do que isso, é importante conhecer experiências de profissionais que já estão ou estiveram atuando na área de odontologia, a fim de oferecer mais segurança e habilidades mais práticas na atuação.

2. Credibilidade

O professor atuante na área acadêmica ganha sua posição para lecionar com base em um currículo eficiente e pela experiência/recomendação advinda de outras instituições. Ensinar odontologia é a prova de que você obtém um perfil adequado e competitivo para qualquer cargo relacionado.

3. Contribui para o bem-estar da sociedade

O ensino da odontologia oferece à sociedade mais opções de atendimento e, consequentemente, mais saúde e bem-estar aos indivíduos. De nada adianta a população precisar de serviços odontológicos, se não houver profissionais habilitados e eficientes para o cargo.

Conforme vimos, ensinar odontologia é de suma importância para a sociedade, tanto em relação a formar profissionais altamente capacitados para seus cargos, quanto para educar a própria população (fora do meio acadêmico) sobre os cuidados práticos que oferecerão mais saúde e qualidade de vida.


Acesse Livros de Odontologia em Nossa Loja!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *