Livro “Educação, imprensa e esfera pública no Brasil imperial” – CHAMADA ABERTA

Educação, imprensa e esfera pública no Brasil imperial

Resumo da Obra:

No século XIX, a imprensa funcionou como um meio de ocupação da esfera pública e de divulgação de ideias. Os periódicos publicados em várias partes do Império do Brasil se fortaleceram, no período, como mecanismos de intervenção nos negócios políticos e promoveram a participação de variados sujeitos e grupos sociais no debate público. Ao mesmo passo, nos mais variados pontos do território brasileiro, se iniciava o processo de institucionalização das primeiras estruturas de ensino público do Brasil independente. Após a década de 1830, cada uma das províncias brasileiras passou a organizar seus sistemas de instrução pública, instituindo escolas de primeiras letras, liceus, colégios, escolas normais e escolas agrícolas e profissionais. Ato contínuo, o movimento foi acompanhado pela expansão progressiva dos debates e conflitos em torno do tema da educação na sociedade. Um dos mais relevantes veículos dessas discussões era a imprensa periódica e o cenário em que elas transcorriam era, naturalmente, a incipiente esfera pública. Nas últimas décadas,  a imprensa periódica vem ganhando destaque nos trabalhos de História da Educação, sendo legitimada como fonte importante para a compreensão dos processos educativos e da formação histórica das políticas educacionais no Brasil. Diante disso, a presente proposta de publicação pretende congregar trabalhos que busquem discutir os mais variados temas relacionados à área, tendo em vista as suas relações com a imprensa e as transformações da esfera pública no Brasil oitocentista. Assim, serão bem vindos trabalhos que versem sobre temas como história da educação feminina, história das políticas educacionais, história das instituições escolares e científicas, métodos de ensino, história do livro e da leitura, cultura escolar, cultura material, sujeitos e grupos sociais na educação, raça e gênero na educação, história das ideias pedagógicas, história da formação docente, imprensa e educação, imprensa pedagógica, dentre outros

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:

  • História da Educação
  • História do Brasil Império
  • História da imprensa
  • História das mulheres
  • História do livro e da leitura
  • História da infância
  • História da família
  • História e Culturas Políticas
  • História Cultural
  • História das ideias pedagógicas
  • História das instituições escolares
  • História das ciências
  • História da formação docente

Organizador:

Doutorando Danilo Araújo Moreira (Lattes)

Como publicar:
  • Enviar proposta do capítulo em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT.
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  • Consideramos o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, além da publicação de duas versões da obra: impresso e digital (ebook com ISBN diferente contando com uma nova publicação na produção acadêmica.

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