Conteúdos Paco,  Serviço

Dicas de português: “Entre eu e ele” e “Entre mim e ele”

diferença de “entre eu e ele” e “entre mim e ele” existe, mesmo que muitas pessoas imaginem que se trata da mesma expressão. O sentido pode ser o mesmo, porém, nossa língua tem algumas regras e elas precisam ser seguidas a todo momento.

Por mais que pareça uma questão muito difícil de diferenciar, garantimos que, com as dicas certas, é possível aprender a diferença de forma simples. Só é necessário relembrar alguns conceitos antes de avançarmos com a real diferença entre as duas expressões.

E se você quer aprender a diferenciar as duas frases de forma simples, não deixe de conferir o artigo a seguir!

O pronome não conjuga qualquer verbo

A nossa primeira dica para te ajudar a entender a diferença de “entre eu e ele” e “entre mim e ele” é em relação ao pronome. O pronome, para quem não se lembra, é uma palavra que acompanha ou substitui um nome, e que está presente na segunda frase apresentada.

O termo “mim”, na frase, é o que chamamos de pronome nesse caso. E esse pronome não pode conjugar nenhum tipo de verbo, afinal, como diz aquele velho ditado de professores de português, repetido aos montes, “mim não conjuga verbo”.

É interessante que você saiba disso porque, caso tenha algum verbo após onde seria “eu” ou “mim”, você já sabe que, sempre, a opção “eu” vai ser a correta. Porém, também é necessário ficar atento ao uso do “eu”, que não pode ser feito de qualquer forma.

“Eu” deve ser usado apenas como sujeito

Como dissemos, também é interessante que você confira algumas regras de uso do “eu” antes para tornar a diferença mais clara. De maneira simples, podemos dizer que o “eu” só poderia ser usado na frase que estamos analisando se ele fosse o sujeito da ação.

Como ele não é o sujeito da frase “entre eu e ele”, então essa forma não é considerada correta pela gramática oficial. Por isso, quando for escrever essa oração, a maneira correta é “entre mim e ele”, por mais que pareça estranho para algumas pessoas.

O “eu” só pode ser usado caso um verbo esteja presente logo após o termo, como é o caso da frase: “não tem problema entre eu lavar a roupa e ele não fazer nada”. Como vimos, o verbo “lavar” está presente após o termo, logo, o “eu” deve ser o escolhido.

Exemplos para facilitar o entendimento da diferença

São muitos os detalhes que fazem a diferença de “entre eu e ele” e “entre mim e ele” existir, e a memorização pode ser um pouco difícil. Porém, são questões pequenas, e que, com um pouco de esforço, ficam gravadas em sua memória de maneira simples.

No mais, para te ajudar a fixar ainda mais seu conhecimento, vamos analisar alguns exemplos a seguir:

  • não existe qualquer tipo de problema entre mim e meus primos, isso é coisa da sua cabeça.

Na frase acima, podemos notar que utilizamos o “mim” como forma, afinal, não conta com verbo depois, e é considerado a forma correta, segundo a gramática. Vamos lembrar que apenas quando um verbo está presente depois, o “eu” deve ser usado, como é o caso a seguir:

  • existe uma diferença gigante entre eu comer o bolo e ele os salgadinhos.

Como podemos notar, o “eu” é o sujeito da frase, e veio acompanhado de um verbo logo em seguida. Essa é a maneira mais fácil de notar a diferença entre as duas expressões, e esperamos que, a partir de agora, você não encontre mais dificuldades com isso!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *